Aula sobre Joining Conversation Group Participar Grupo Conversacao

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Na sociedade atual, é fundamental que as pessoas saibam se comunicar em diferentes idiomas, principalmente em inglês, utilizado em diversos contextos, tais como nos negócios, turismo, entre outros. O tema "How about joining a conversation group? (Que tal participar de um grupo de conversação?)" será abordado para incentivar os alunos a praticar o inglês por meio de grupos de conversação, para poderem ter mais segurança e fluência na hora de se comunicar. Será utilizado a metodologia ativa "Rotação por Estações", para que os alunos possam criar atividades relacionadas ao tema e desenvolver de forma autônoma sua habilidade de compartilhar, valorizando os diferentes pontos de vista defendidos, com ética e respeito.

  1. Etapa 1 - Apresentação e Divisão de Grupos

    Apresente o tema e explique como serão as atividades por estações. Em seguida, divida os alunos em três grupos, cada grupo responsável por uma estação. Após o tempo estabelecido, os grupos deverão trocar de estação.

  2. Etapa 2 - Estações

    Estação 1 - Conversação

    Na primeira estação, os alunos deverão, em duplas ou trios, elaborar um diálogo em inglês, abordando o tema "Joining a conversation group". Cada dupla/trio deverá apresentar seu diálogo para os demais alunos do grupo, incentivando a conversação. Disponibilize materiais auxiliares, tais como livros e dicionários.

    Estação 2 - Vídeo

    Na segunda estação, os alunos irão assistir a um vídeo curto de até 5 minutos sobre um grupo de conversação em inglês, podendo ser uma entrevista ou uma discussão em grupo. Os alunos deverão fazer anotações sobre o que entenderam e, em seguida, desenvolver um pequeno texto.

    Estação 3 - Lista

    Na terceira estação, os alunos irão criar uma lista de vantagens e desvantagens de participar de um grupo de conversação em inglês, discutindo em grupo e elaborando uma carta para ser enviada para outras escolas, incentivando a criação de grupos de conversação.


  3. Etapa 3 - Compartilhamento

    Ao final da dinâmica, os alunos deverão compartilhar com a turma os resultados das atividades de cada estação. Proponha uma reflexão final sobre o tema “Que tal participar de um grupo de conversação?” e avalie a participação dos estudantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos para comunicação em inglês, por meio da prática em grupo de conversação.
  • Estimular a criatividade e autonomia dos alunos na elaboração das atividades por estações.
  • Promover a reflexão e análise crítica sobre as vantagens e desvantagens de participar de um grupo de conversação em inglês.
  • Desenvolver a habilidade de compartilhar com os colegas, valorizando os diferentes pontos de vista defendidos, com ética e respeito.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa nas atividades por estações.
  • Habilidade de se comunicar em inglês de forma clara e objetiva.
  • Capacidade de reflexão e análise crítica sobre o tema discutido.
  • Habilidade de compartilhar ideias e opiniões, respeitando os diferentes pontos de vista defendidos.
  • Qualidade e criatividade na elaboração dos textos e apresentações.

Ações do professor

  • Orientar e supervisionar os alunos nas atividades por estações.
  • Disponibilizar materiais auxiliares, como livros e dicionários, para a criação dos diálogos em inglês.
  • Estimular a participação ativa dos alunos, incentivando a prática do inglês em grupo de conversação.
  • Orientar os alunos sobre a importância da ética e respeito na hora de compartilhar ideias e opiniões.
  • Avaliar as atividades realizadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades por estações.
  • Desenvolver diálogos em inglês de forma clara e objetiva.
  • Fazer anotações e elaborar textos e apresentações sobre o tema discutido.
  • Compartilhar ideias e opiniões com ética e respeito.
  • Avaliar as atividades realizadas pelos colegas.