Aula sobre Joining Conversation Group Participar Grupo Conversacao
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Apresentação e Divisão de Grupos
Apresente o tema e explique como serão as atividades por estações. Em seguida, divida os alunos em três grupos, cada grupo responsável por uma estação. Após o tempo estabelecido, os grupos deverão trocar de estação.Etapa 2 - Estações
Estação 1 - ConversaçãoNa primeira estação, os alunos deverão, em duplas ou trios, elaborar um diálogo em inglês, abordando o tema "Joining a conversation group". Cada dupla/trio deverá apresentar seu diálogo para os demais alunos do grupo, incentivando a conversação. Disponibilize materiais auxiliares, tais como livros e dicionários.
Estação 2 - Vídeo
Na segunda estação, os alunos irão assistir a um vídeo curto de até 5 minutos sobre um grupo de conversação em inglês, podendo ser uma entrevista ou uma discussão em grupo. Os alunos deverão fazer anotações sobre o que entenderam e, em seguida, desenvolver um pequeno texto.
Estação 3 - Lista
Na terceira estação, os alunos irão criar uma lista de vantagens e desvantagens de participar de um grupo de conversação em inglês, discutindo em grupo e elaborando uma carta para ser enviada para outras escolas, incentivando a criação de grupos de conversação.
Etapa 3 - Compartilhamento
Ao final da dinâmica, os alunos deverão compartilhar com a turma os resultados das atividades de cada estação. Proponha uma reflexão final sobre o tema “Que tal participar de um grupo de conversação?” e avalie a participação dos estudantes.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos para comunicação em inglês, por meio da prática em grupo de conversação.
- Estimular a criatividade e autonomia dos alunos na elaboração das atividades por estações.
- Promover a reflexão e análise crítica sobre as vantagens e desvantagens de participar de um grupo de conversação em inglês.
- Desenvolver a habilidade de compartilhar com os colegas, valorizando os diferentes pontos de vista defendidos, com ética e respeito.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e colaborativa nas atividades por estações.
- Habilidade de se comunicar em inglês de forma clara e objetiva.
- Capacidade de reflexão e análise crítica sobre o tema discutido.
- Habilidade de compartilhar ideias e opiniões, respeitando os diferentes pontos de vista defendidos.
- Qualidade e criatividade na elaboração dos textos e apresentações.
Ações do professor
- Orientar e supervisionar os alunos nas atividades por estações.
- Disponibilizar materiais auxiliares, como livros e dicionários, para a criação dos diálogos em inglês.
- Estimular a participação ativa dos alunos, incentivando a prática do inglês em grupo de conversação.
- Orientar os alunos sobre a importância da ética e respeito na hora de compartilhar ideias e opiniões.
- Avaliar as atividades realizadas pelos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades por estações.
- Desenvolver diálogos em inglês de forma clara e objetiva.
- Fazer anotações e elaborar textos e apresentações sobre o tema discutido.
- Compartilhar ideias e opiniões com ética e respeito.
- Avaliar as atividades realizadas pelos colegas.