Aula sobre Justaposicao

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A justaposição é um processo de formação de palavras muito comum na língua portuguesa. Ela consiste na união de duas ou mais palavras que, juntas, formam uma nova palavra. Um exemplo disso é o termo “guarda-chuva”, que é formado pelas palavras “guarda” e “chuva”. O uso correto do hífen em palavras compostas é fundamental para que a escrita seja clara e compreensível. O objetivo deste material é que os alunos analisem o processo de formação de palavras por justaposição e se apropriem das regras de uso do hífen em palavras compostas, desenvolvendo essas habilidades por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos.

  1. Etapa 1 - Introdução do tema

    Inicie a aula explicando o que é a justaposição e como ela é utilizada na formação de palavras. Apresente exemplos de palavras formadas por justaposição. Para fixar o conteúdo, os alunos farão um exercício em que deverão identificar palavras compostas por justaposição em frases. Em seguida, divida a turma em grupo e peça que criem um diário de bordo para registrar os próximos passos.

  2. Etapa 2 - Problema

    Os grupos deverão escolher uma palavra composta por justaposição e listar os problemas que podem surgir no uso do hífen nessa palavra. Eles deverão pensar em situações em que o uso do hífen é correto e em situações em que ele não deve ser utilizado.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Os grupos deverão pesquisar e discutir alternativas para os problemas listados na etapa anterior. Eles deverão buscar soluções criativas para apresentá-las ao restante da turma. Esteja disponível para auxiliar no processo.

  4. Etapa 4 - Solução

    Cada grupo deverá escolher a alternativa mais viável e apresentá-la com a palavra escolhida e a solução encontrada. Do “Problema” à “Solução”, todos os passos devem estar descritos no diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Os grupos apresentarão seus diários de bordo para a turma. Incentive a discussão e a análise das soluções encontradas.

  6. Etapa 6 - Fechamento

    Faça um resumo da aula e reforce a importância do uso correto do hífen em palavras compostas por justaposição.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e reflexão sobre o processo de formação de palavras por justaposição.
  • Estimular a criatividade e a resolução de problemas em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o hífen corretamente.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta de palavras compostas por justaposição em frases.
  • Listagem correta dos problemas no uso do hífen em palavras compostas escolhidas pelos grupos.
  • Apresentação de alternativas criativas para os problemas listados pelos grupos.
  • Utilização correta do hífen nas palavras compostas escolhidas pelos grupos.
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Explicar claramente o conteúdo da aula.
  • Estar disponível para auxiliar os grupos no processo de resolução de problemas.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos nas atividades em grupo.
  • Incentivar a análise e a reflexão sobre o uso do hífen em palavras compostas por justaposição.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar a importância da utilização correta do hífen.

Ações do aluno

  • Identificar corretamente as palavras compostas por justaposição em frases.
  • Listar os problemas no uso do hífen em palavras compostas escolhidas pelos grupos.
  • Pesquisar e discutir alternativas criativas para os problemas identificados.
  • Elaborar um diário de bordo com a palavra escolhida e a solução encontrada, utilizando corretamente o hífen.
  • Participar ativamente e colaborar nas atividades em grupo.