Aula sobre Justaposicao
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A justaposição é um processo de formação de palavras. Ela ocorre quando duas ou mais palavras são unidas para formar uma nova palavra. Nesta aula, os alunos irão desenvolver um mapa conceitual sobre o tema utilizando a Aprendizagem Entre Pares para aprimorar a habilidade de análise de processos de formação de palavras.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize\-o com exemplos práticos e didáticos, como nomes de empresas e títulos de livros.Etapa 2 - Formação de duplas
Os alunos deverão formar duplas para a realização da atividade.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Cada dupla irá escolher uma ideia central sobre o tema e irá desenvolvê-la em um mapa conceitual. Exemplo de ideia central: "Processos de formação de palavras por composição".Etapa 4 - Criação do mapa conceitual - Sub-ideias
Cada dupla deverá criar 8 sub-ideias relacionadas à ideia central, utilizando os conhecimentos prévios sobre o tema e realizando pesquisa em livros didáticos, dicionários ou na internet.Etapa 5 - Criação do mapa conceitual - Níveis de profundidade
Cada sub-ideia deverá ser aprofundada em 2 níveis. Por exemplo: Sub-ideia 1: "Justaposição simples" - Nível 1: Definição e exemplos; Nível 2: Regras de uso do hífen.Etapa 6 - Socialização dos mapas conceituais
As duplas irão socializar seus mapas conceituais com a turma e explicar as ideias centrais e sub-ideias.Etapa 7 - Fechamento
Faça uma síntese da aula e reforce a importância de compreender os processos de formação de palavras por composição e as regras de uso do hífen em palavras compostas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise de processos de formação de palavras por composição.
- Ampliar o conhecimento dos alunos sobre regras de uso do hífen em palavras compostas.
- Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Desenvolver a habilidade de comunicação oral, a cooperação e a solidariedade entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Compreensão do tema e das regras de uso do hífen em palavras compostas.
- Qualidade, autonomia e criatividade na elaboração do mapa conceitual.
- Participação ativa na realização da atividade em duplas e na socialização dos mapas conceituais.
- Clareza e objetividade na comunicação oral durante a socialização dos mapas conceituais.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e contextualizá-lo com exemplos práticos e didáticos.
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual, esclarecendo dúvidas e incentivando a pesquisa.
- Acompanhar o desenvolvimento da atividade em duplas e dar feedback aos alunos.
- Estimular a participação ativa dos alunos na socialização dos mapas conceituais.
- Fazer uma síntese da aula e reforçar a importância dos processos de formação de palavras por composição e das regras de uso do hífen em palavras compostas.
Ações do aluno
- Formar duplas para a realização da atividade.
- Criar um mapa conceitual com ideia central e 8 sub-ideias relacionadas ao tema.
- Aprofundar cada sub-ideia em 2 níveis.
- Socializar o mapa conceitual com a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias.
- Participar ativamente da aula, realizando pesquisa e contribuindo com as discussões.