Aula sobre Justaposicao

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A justaposição é um processo de formação de palavras que consiste na junção de duas ou mais palavras independentes. É um recurso muito comum na língua portuguesa, presente em diversas palavras do cotidiano dos estudantes, como "guarda-chuva", "pé de moleque", "porta-retrato", entre outras. Neste material, os alunos serão incentivados a produzir um fanzine com o tema "Justaposição". A atividade tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em analisar processos de formação de palavras por justaposição e apropriar-se das regras básicas de uso do hífen em palavras compostas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula, explicando o que é justaposição e como ela é utilizada na língua portuguesa. Em seguida, mostre exemplos práticos de palavras compostas por justaposição e explique as regras básicas de uso do hífen em palavras compostas.

  2. Etapa 2 - Divisão da classe em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de até 4 pessoas e cada grupo receberá uma folha de papel A4 dividida em 8 partes.

  3. Etapa 3 - Criação do roteiro

    Cada grupo deverá criar um roteiro com 8 subtópicos relacionados ao tema "Justaposição". Os subtópicos devem ser divididos entre as partes da folha de papel A4, de forma que cada parte corresponda a um subtópico.

  4. Etapa 4 - Produção do fanzine

    Os alunos deverão utilizar o roteiro criado anteriormente para produzir o fanzine, utilizando desenhos, palavras-chave e frases para ilustrar cada subtópico.

  5. Etapa 5 - Compartilhamento

    Cada grupo deverá apresentar seu fanzine para a classe, explicando os subtópicos escolhidos e como eles foram representados em cada parte da folha de papel A4.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após o compartilhamento, os alunos deverão discutir em grupo as diferentes formas de representação dos subtópicos e como a justaposição foi explorada em cada um dos fanzines.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão da aula, reforçando os conceitos aprendidos e destacando a importância da justaposição na língua portuguesa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e interpretação de processos de formação de palavras por justaposição.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de expressão dos alunos por meio da produção de um fanzine.
  • Proporcionar um ambiente de aprendizado lúdico e interativo para despertar o interesse dos alunos pelo tema.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta da justaposição nas palavras compostas formuladas pelos alunos.
  • Coerência e clareza na organização dos subtópicos no fanzine.
  • Criatividade e originalidade na utilização de desenhos, palavras-chave e frases na produção do fanzine.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação do roteiro e na produção do fanzine.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos durante a atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula, colaborando com os colegas e com o professor.
  • Criar um roteiro com 8 subtópicos relacionados ao tema.
  • Produzir um fanzine.