Aula sobre Lamarckismo X Darwinismo

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Antes de iniciar a aula, o contextualize o assunto explicando a importância do estudo da evolução das espécies e como a compreensão das teorias evolucionistas pode ajudar a entender a diversidade biológica. Você também pode apresentar exemplos práticos, como a seleção natural, para ilustrar como as teorias evolutivas podem ser aplicadas na realidade, como, por exemplo, a diferença da tonalidade dos olhos dos animais em diferentes regiões do planeta.

Plano de Aula:


  1. Etapa 1 - Introdução

    No início da aula apresente o problema que os alunos vão trabalhar: "Qual a diferença entre as teorias evolutivas de Lamarck e Darwin e como elas explicam a diversidade biológica?". O professor pode explicar que os alunos vão trabalhar em grupos para encontrar a solução para esse problema.

  2. Etapa 2 - Geração de Hipóteses

    Divida os alunos em grupos de 4 ou 5 membros e proponha uma discussão para o levantamento de hipóteses sobre as diferenças entre as teorias de Lamarck e Darwin e como elas explicam a diversidade biológica. Tente incentivar a participação de todos na construção das hipóteses.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos, em grupo, vão pesquisar sobre as teorias evolutivas de Lamarck e Darwin e como elas explicam a diversidade biológica. Oriente os alunos na busca por materiais e recursos, como livros, enciclopédias, revistas científicas, internet, entre outros.

  4. Etapa 4 - Análise dos Dados

    Os alunos, em grupo, vão analisar os dados coletados durante a pesquisa e comparar as teorias evolutivas de Lamarck e Darwin. Oriente os alunos na análise dos dados e na identificação das diferenças e semelhanças entre as teorias.

  5. Etapa 5 - Síntese

    Auxilie os grupos a sintetizarem as informações coletadas e elaborar uma solução para o problema proposto no início da aula. Neste momento ajude os alunos na elaboração da solução e na organização das informações coletadas.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Ao final todos os grupos devem apresentar os dados coletados para toda a turma. Incentive todos os alunos a expor algum tópico estudado durante as apresentações.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos considerando as intencionalidades pedagógicas, os critérios de avaliação, as ações do professor e dos alunos, bem como o desenvolvimento pessoal de cada um durante as etapas do projeto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua importância para explicar a diversidade biológica.
  • Trabalhar em grupo, desenvolvendo habilidades de cooperação e colaboração.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de dados.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento dos alunos durante a aula.
  • Qualidade das hipóteses geradas pelos alunos.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
  • Qualidade da solução apresentada pelos grupos.
  • Cooperação e colaboração entre os alunos durante as atividades.

Ações do professor

  • Contextualizar o assunto e apresentar exemplos práticos.
  • Orientar os alunos na busca por materiais e recursos analógicos.
  • Incentivar a discussão e a reflexão sobre as hipóteses geradas pelos alunos.
  • Ajudar os alunos na elaboração da solução e na organização das informações coletadas.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo.
  • Gerar hipóteses sobre as teorias evolutivas de Lamarck e Darwin.
  • Pesquisar sobre as teorias evolutivas de Lamarck e Darwin.
  • Analisar os dados coletados durante a pesquisa.
  • Elaborar uma solução para o problema proposto.