Aula sobre Lamarckismo X Darwinismo
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
Antes de começar a aula, é importante contextualizar o assunto e apresentar aos alunos os conceitos de evolução biológica e seleção natural. É interessante também trazer alguns exemplos práticos de espécies que sofreram adaptações ao longo do tempo, como a girafa e o bico das aves.
Etapa 1 - Divisão em grupos
Divida a turma em grupos de no máximo 5 alunos e explique que cada grupo irá criar um modelo de avaliação por pares para avaliar a apresentação dos outros grupos sobre Lamarckismo X Darwinismo.Etapa 2 - Pesquisa em grupo
Cada grupo deve pesquisar sobre Lamarckismo e Darwinismo e criar uma apresentação para a turma. É importante destacar as diferenças entre as teorias e como elas explicam a diversidade biológica.Etapa 3 - Apresentação dos grupos
Cada grupo deve apresentar sua pesquisa para a turma, utilizando recursoscomo cartolinas, pôsteres, desenhos e maquetes.Etapa 4 - Criação do modelo de avaliação
Com base nos critérios estabelecidos pelo professor, cada grupo deve criar um modelo de avaliação por pares para avaliar a apresentação dos outros grupos.Etapa 5 - Avaliação das apresentações
Cada grupo deve avaliar a apresentação dos outros grupos utilizando o modelo criado. É importante que os alunos sejam objetivos e justos na avaliação.Etapa 6 - Feedbacks e reflexão
Após todas as apresentações e avaliações, é importante que os alunos recebam feedbacks construtivos e reflitam sobre o que aprenderam.Etapa 7 - Conclusão
Para finalizar a aula, é importante fazer uma conclusão sobre o assunto e reforçar a importância da evolução biológica e da seleção natural para a compreensão da diversidade da vida.Dicas: É importante que no início das apresentações você explique quais são os tópicos que darão dinâmica e ajudarão na construção dos argumentos como, por exemplo: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de comparar ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin;
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração;
- Desenvolver a capacidade de avaliar e dar feedback construtivo.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo;
- Construção dos argumentos;
- Apresentação, comunicação e desempenho geral.
Ações do professor
- Reforçar a importância da evolução biológica e da seleção natural;
- Estimular a participação e o interesse dos alunos;
- Fazer uma conclusão sobre o assunto;
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula;
- Fazer perguntas e tirar dúvidas;
- Refletir sobre a importância da evolução biológica e da seleção natural.