Aula sobre Lamarckismo X Darwinismo

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Antes de começar a aula, é importante contextualizar o assunto e apresentar aos alunos os conceitos de evolução biológica e seleção natural. É interessante também trazer alguns exemplos práticos de espécies que sofreram adaptações ao longo do tempo, como a girafa e o bico das aves.

  1. Etapa 1 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de no máximo 5 alunos e explique que cada grupo irá criar um modelo de avaliação por pares para avaliar a apresentação dos outros grupos sobre Lamarckismo X Darwinismo.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo deve pesquisar sobre Lamarckismo e Darwinismo e criar uma apresentação para a turma. É importante destacar as diferenças entre as teorias e como elas explicam a diversidade biológica.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo deve apresentar sua pesquisa para a turma, utilizando recursoscomo cartolinas, pôsteres, desenhos e maquetes.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de avaliação

    Com base nos critérios estabelecidos pelo professor, cada grupo deve criar um modelo de avaliação por pares para avaliar a apresentação dos outros grupos.

  5. Etapa 5 - Avaliação das apresentações

    Cada grupo deve avaliar a apresentação dos outros grupos utilizando o modelo criado. É importante que os alunos sejam objetivos e justos na avaliação.

  6. Etapa 6 - Feedbacks e reflexão

    Após todas as apresentações e avaliações, é importante que os alunos recebam feedbacks construtivos e reflitam sobre o que aprenderam.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Para finalizar a aula, é importante fazer uma conclusão sobre o assunto e reforçar a importância da evolução biológica e da seleção natural para a compreensão da diversidade da vida.

    Dicas: É importante que no início das apresentações você explique quais são os tópicos que darão dinâmica e ajudarão na construção dos argumentos como, por exemplo: introdução, desenvolvimento e conclusão.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparar ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin;
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração;
  • Desenvolver a capacidade de avaliar e dar feedback construtivo.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação, comunicação e desempenho geral.

Ações do professor

  • Reforçar a importância da evolução biológica e da seleção natural;
  • Estimular a participação e o interesse dos alunos;
  • Fazer uma conclusão sobre o assunto;

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula;
  • Fazer perguntas e tirar dúvidas;
  • Refletir sobre a importância da evolução biológica e da seleção natural.