Aula sobre Lamarckismo X Darwinismo
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto e apresentar aos alunos os conceitos básicos de evolução e seleção natural. Explique as ideias de Lamarckismo e Darwinismo, suas semelhanças e diferenças, bem como sua importância para a explicação da diversidade biológica bem como os pontos onde as teorias convergem ou divergem.
Exemplos práticos:
Faça uso de exemplos práticos para ajudar os alunos a entender melhor as ideias de Lamarck e Darwin. Por exemplo, mostre como o pescoço da girafa evoluiu ao longo do tempo para alcançar folhas mais altas, explicando como cada teoria explicaria esse processo.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a importância do estudo das teorias evolucionistas. Dê exemplos de como a adaptação auxilia na perpetuação das espécies, é importante recorrer a exemplos práticos e facilmente compreensíveis, como, por exemplo, a diferença entre os bicos dos esturjões de galápagos. Utilize recursos visuais.Etapa 2 - Organização dos grupos
Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e peça-lhes que escolham um líder de grupo. Explique que eles trabalharão juntos para criar um modelo de avaliação por pares.Etapa 3 - Criação do modelo de registro de aprendizagem
Explique aos alunos os critérios de avaliação (organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral) e peça-lhes que criem um modelo que contenha esses critérios. Explique que cada grupo avaliará o desempenho do outro grupo usando esse modelo.Etapa 4 - Pesquisa
Peça aos alunos que pesquisem sobre as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin e as apresentem ao grupo. Eles devem discutir as semelhanças e diferenças entre essas teorias e sua importância para a explicação da diversidade biológica.Etapa 5 - Construção dos argumentos
Com base na pesquisa, cada grupo deve construir seus argumentos para defender a teoria que escolheram.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar seus argumentos ao restante da turma.Etapa 7 - Avaliação
Cada grupo deve avaliar o desempenho do outro grupo usando o modelo criado na etapa 3.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica;
- Promover o trabalho em grupo e a colaboração;
- Desenvolver habilidades de apresentação e comunicação.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo;
- Construção dos argumentos;
- Apresentação e comunicação;
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Explicar as teorias evolucionistas e sua importância;
- Orientar os alunos na criação do modelo de avaliação por pares;
- Acompanhar e orientar o trabalho em grupo.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre as teorias evolucionistas;
- Trabalhar em grupo para criar o modelo de avaliação por pares;
- Construir argumentos para defender a teoria escolhida;
- Apresentar seus argumentos ao restante da turma;
- Avaliar o desempenho do outro grupo usando o modelo criado.