Aula sobre Lamarckismo X Darwinismo

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto e apresentar aos alunos os conceitos básicos de evolução e seleção natural. Explique as ideias de Lamarckismo e Darwinismo, suas semelhanças e diferenças, bem como sua importância para a explicação da diversidade biológica bem como os pontos onde as teorias convergem ou divergem.

Exemplos práticos:

Faça uso de exemplos práticos para ajudar os alunos a entender melhor as ideias de Lamarck e Darwin. Por exemplo, mostre como o pescoço da girafa evoluiu ao longo do tempo para alcançar folhas mais altas, explicando como cada teoria explicaria esse processo.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância do estudo das teorias evolucionistas. Dê exemplos de como a adaptação auxilia na perpetuação das espécies, é importante recorrer a exemplos práticos e facilmente compreensíveis, como, por exemplo, a diferença entre os bicos dos esturjões de galápagos. Utilize recursos visuais.

  2. Etapa 2 - Organização dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e peça-lhes que escolham um líder de grupo. Explique que eles trabalharão juntos para criar um modelo de avaliação por pares.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de registro de aprendizagem

    Explique aos alunos os critérios de avaliação (organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral) e peça-lhes que criem um modelo que contenha esses critérios. Explique que cada grupo avaliará o desempenho do outro grupo usando esse modelo.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Peça aos alunos que pesquisem sobre as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin e as apresentem ao grupo. Eles devem discutir as semelhanças e diferenças entre essas teorias e sua importância para a explicação da diversidade biológica.

  5. Etapa 5 - Construção dos argumentos

    Com base na pesquisa, cada grupo deve construir seus argumentos para defender a teoria que escolheram.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar seus argumentos ao restante da turma.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Cada grupo deve avaliar o desempenho do outro grupo usando o modelo criado na etapa 3.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica;
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração;
  • Desenvolver habilidades de apresentação e comunicação.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Explicar as teorias evolucionistas e sua importância;
  • Orientar os alunos na criação do modelo de avaliação por pares;
  • Acompanhar e orientar o trabalho em grupo.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as teorias evolucionistas;
  • Trabalhar em grupo para criar o modelo de avaliação por pares;
  • Construir argumentos para defender a teoria escolhida;
  • Apresentar seus argumentos ao restante da turma;
  • Avaliar o desempenho do outro grupo usando o modelo criado.