Aula sobre Lamarckismo X Darwinismo

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O assunto abordado nesta aula é a comparação entre as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin. O objetivo é que os alunos possam identificar semelhanças e diferenças entre essas ideias, e compreender a importância delas para explicar a diversidade biológica.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e faça uma breve contextualização das ideias de Lamarck e Darwin. Ele pode utilizar o quadro branco para desenhar um esquema que represente as principais ideias dos dois autores.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos criam um mapa de empatia, com os campos:"O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?". O objetivo é que os alunos se coloquem no lugar de Lamarck e Darwin, e tentem entender suas motivações e visões de mundo.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Divida a turma em grupos de 3 a 5 alunos, e cada grupo discute as informações que coletaram no mapa de empatia. O objetivo é que os alunos compartilhem suas percepções e ideias sobre os dois autores.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma. Agora é importante que você utilize a lousa para registrar as principais ideias apresentadas pelos alunos.

  5. Etapa 5 - Comparação das ideias

    Apresente alguns breves textos sobre Lamarckismo e Darwinismo, e incentive os alunos lerem em voz alta em grupo. Em seguida, inicie um debate sobre as semelhanças e diferenças entre as ideias dos dois autores.

  6. Etapa 6 - Exemplos práticos

    Enumere exemplos práticos para ilustrar as ideias de Lamarck e Darwin. Por exemplo, mostrando imagens de animais que sofreram adaptações evolutivas ao longo do tempo, e perguntar aos alunos como essas mudanças se encaixam nas ideias dos dois autores.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Sintetize as principais ideias discutidas na aula, e reforçe a importância de compreender as ideias de Lamarck e Darwin para entender a evolução dos seres vivos.

    Dica: Para esta aula utilize o modelo abaixo para a construção do mapa de empatia.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade de análise e comparação de ideias.
  • Estimular a criatividade e a empatia.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Compreensão das ideias de Lamarck e Darwin.
  • Capacidade de comparar as ideias dos dois autores.

Ações do professor

  • Conduzir a discussão em grupo e estimular a participação dos alunos.
  • Fornecer os textos e exemplos práticos para ilustrar as ideias de Lamarck e Darwin.
  • Fazer uma síntese das ideias discutidas na aula e reforçar a importância delas para entender a evolução dos seres vivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um mapa de empatia para entender as motivações e visões de mundo de Lamarck e Darwin.
  • Ler os textos sobre Lamarckismo e Darwinismo e comparar as ideias dos dois autores.