Aula sobre Lamarckismo X Darwinismo

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O tema "Lamarckismo X Darwinismo" é fundamental para o estudo da evolução biológica. Ele apresenta duas teorias que buscam explicar o processo de evolução das espécies. Jean-Baptiste Lamarck desenvolveu a teoria da herança dos caracteres adquiridos, enquanto Charles Darwin propôs a teoria da seleção natural. Essas teorias são importantes para entender como as espécies se adaptam ao ambiente e como surgem novas espécies.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância do estudo da evolução biológica e sua importância para o desenvolvimento de teorias que explicam a evolução bem como o surgimento de novas espécies ao longo da história da vida na Terra. A partir daí faça uma breve explicação sobre Lamarckismo e Darwinismo.

  2. Etapa 2 - Leitura e Análise de Textos

    Forneça aos alunos materiais explicando as diferentes teorias do Lamarckismo e Darwinismo e proponha ao final da leitura algumas perguntas sobre as teorias. O objetivo dessa etapa é que os alunos compreendam as ideias centrais de cada teoria.

  3. Etapa 3 - Debate em Grupo

    Faça a divisão da turma em grupos de 4 a 5 membros e oriente-os a discutir as semelhanças e diferenças entre as teorias. O objetivo dessa etapa é que os alunos aprofundem o conhecimento sobre as teorias e desenvolvam habilidades de argumentação e debate.

  4. Etapa 4 - Criação do Modelo de Registro de Aprendizagem

    Cada grupo irá criar um modelo de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo dessa etapa é que os alunos desenvolvam habilidades de organização e planejamento.

  5. Etapa 5 - Desenvolvimento do Tema

    Os alunos irão desenvolver o tema e seus subtópicos utilizando o modelo criado na etapa anterior. O objetivo dessa etapa é que os alunos apliquem o conhecimento adquirido e desenvolvam habilidades de pesquisa e síntese.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos Modelos

    Cada grupo irá apresentar seu modelo e discutir as ideias desenvolvidas. O objetivo dessa etapa é que os alunos compartilhem seus conhecimentos e desenvolvam habilidades de comunicação.

  7. Etapa 7 - Síntese

    Faça uma síntese do tema e destacar as principais ideias discutidas. O objetivo dessa etapa é que os alunos tenham uma visão geral do tema e possam fixar as informações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese
  • Desenvolver habilidades de organização e planejamento
  • Desenvolver habilidades de argumentação e debate
  • Compreender as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin
  • Identificar semelhanças e diferenças entre as teorias

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas
  • Compreensão das ideias centrais de Lamarckismo e Darwinismo
  • Habilidade de argumentação e debate
  • Habilidade de organização e planejamento
  • Habilidade de pesquisa e síntese

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do estudo da evolução biológica
  • Orientar os alunos na leitura e análise dos textos
  • Estimular o debate em grupo e mediar as discussões
  • Apoiar os alunos na criação do modelo de registro de aprendizagem
  • Fazer uma síntese do tema e destacar as principais ideias discutidas

Ações do aluno

  • Ler e analisar os textos sobre Lamarckismo e Darwinismo
  • Participar do debate em grupo e contribuir com ideias e argumentos
  • Criar o modelo de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out
  • Desenvolver o tema e seus subtópicos utilizando o modelo criado
  • Apresentar o modelo e discutir as ideias desenvolvidas