Aula sobre Lamarckismo X Darwinismo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema "Lamarckismo X Darwinismo" é fundamental para entendermos a evolução das espécies e a diversidade biológica que existe no mundo. Através dessa aula, os alunos terão a oportunidade de comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua importância para explicar a diversidade biológica. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Sala de Aula Invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e explicando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Em seguida, forneça um texto sobre Lamarckismo e outro sobre Darwinismo para leitura em casa.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Na aula seguinte, os alunos deverão criar um mapa conceitual que compare as ideias de Lamarck e Darwin, identificando semelhanças e diferenças entre elas. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dê orientações para a criação do mapa conceitual.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão se reunir em grupos para discutir os mapas conceituais criados e comparar as ideias apresentadas por cada um. Estimule por meio de perguntas a discussão e tire dúvidas dos alunos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Fala comentários e esclareça possíveis dúvidas.

  5. Etapa 5 - Debate em sala de aula

    Após as apresentações, o professor deverá estimular um debate em sala de aula, comparando as ideias de Lamarck e Darwin e discutindo sua importância para a explicação da diversidade biológica.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula, destacando as principais ideias e conceitos trabalhados.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Ao final da aula, proponha uma avaliação para verificar o aprendizado dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua importância para explicar a diversidade biológica.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Fomentar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Compreensão das ideias de Lamarck e Darwin.
  • Capacidade de comparar e identificar semelhanças e diferenças entre as ideias.
  • Habilidade na criação do mapa conceitual.
  • Participação nas discussões em grupo e em sala de aula.
  • Desempenho na avaliação.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
  • Fornecer orientações para a criação do mapa conceitual.
  • Estimular a discussão em grupo e em sala de aula.
  • Fazer comentários e esclarecer dúvidas.
  • Aplicar a avaliação.

Ações do aluno

  • Ler os textos sobre Lamarckismo e Darwinismo.
  • Criar o mapa conceitual.
  • Participar das discussões em grupo e em sala de aula.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Realizar a avaliação.