Lasar Segall - a cultura marginalizada
Vamos falar de artistas que olharam para camadas mais marginizalizadas da sociedade. Nessa aula, vamos estudar Lasar Segall.
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Lasar Segall foi um pintor, gravurista e desenhista com influências expressionistas. Aprecie a imagem e selecione a alternativa que apresenta os temas usados pelo pintor:
Atividade completaA)
Lasar Segall pintava quadros de jogadores de futebol, trabalhadores rurais e moradores de regiões mais ricas.B) Lasar Segall pintava quadros de ex-escravizados, trabalhadores e moradores de regiões mais pobres.
C) Lasar Segall pintava quadros de jogadores de futebol, trabalhadores e moradores de regiões mais pobres.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Sala de Aula Invertida:
Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o artista Lasar Segall e sua relação com a cultura marginalizada. O objetivo é que os estudantes desenvolvam a habilidade de pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “que bom”, "que pena", "que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.Atividade completaLasar Segall foi um artista lituano-brasileiro que viveu no Brasil e em outros países, como Alemanha e França. Ele foi um dos primeiros artistas a retratar a vida dos trabalhadores e dos pobres, além de ser um dos precursores do movimento modernista no Brasil. A cultura marginalizada é um tema recorrente em suas obras, que retratam a vida dos imigrantes, dos negros e dos trabalhadores em geral.
4. Design Thinking:
Nesta aula, os alunos do 7º ano do ensino fundamental irão aprender sobre o artista Lasar Segall e sua relação com a cultura marginalizada. O objetivo é que os estudantes desenvolvam a habilidade de pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.Atividade completaLasar Segall foi um artista lituano-brasileiro que viveu no Brasil e na Alemanha. Ele foi um dos primeiros artistas a retratar a vida dos imigrantes e trabalhadores nas cidades brasileiras, além de ter sido um grande defensor dos direitos dos trabalhadores e das minorias. A metodologia utilizada nesta aula será o Design Thinking, no qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor a vida e o trabalho de Lasar Segall.
5. Aprendizagem Entre Pares:
Nesta aula, vamos abordar o tema "Lasar Segall - a cultura marginalizada". Lasar Segall foi um importante artista modernista que nasceu na Lituânia e se naturalizou brasileiro. Ele teve uma grande influência na arte brasileira, especialmente na arte moderna. Sua obra é caracterizada por temas sociais e políticos, com destaque para a cultura marginalizada. Vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa6. Cultura Maker:
A aula sobre "Lasar Segall - a cultura marginalizada" tem como objetivo apresentar aos alunos a obra do artista Lasar Segall, que foi um dos principais representantes do modernismo no Brasil. Além disso, a aula busca discutir a cultura marginalizada e como ela é retratada na arte. Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar aos alunos obras de outros artistas que abordam a cultura marginalizada, como Portinari e Tarsila do Amaral. Também pode ser interessante discutir como a cultura marginalizada está presente no cotidiano dos estudantes, como na música, no cinema e na literatura.Atividade completa7. Gamificação:
Nesta aula, iremos trabalhar sobre o artista Lasar Segall e sua contribuição para a cultura marginalizada. Lasar Segall foi um artista lituano que se mudou para o Brasil em 1923 e se tornou um dos principais nomes do movimento modernista brasileiro. Ele foi um defensor da arte como meio de expressão das classes menos favorecidas e marginalizadas da sociedade. A metodologia utilizada será a Gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo com cartas de perguntas e afirmações sobre o tema.Atividade completa8. Rotação por estações:
Nesta aula, os alunos serão apresentados ao artista Lasar Segall e sua obra, que é marcada pela representação de temas sociais e culturais marginalizados. Será discutido como a arte pode ser uma forma de expressão e resistência, além de ser uma forma de representar a realidade de grupos marginalizados. Serão apresentados exemplos de como a arte pode ser encontrada no cotidiano dos estudantes, como em grafites e murais de rua. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, em que os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades diferentes relacionadas ao tema.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: