Aula sobre Lasar Segall A Cultura Marginalizada

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta aula, vamos abordar o tema "Lasar Segall - a cultura marginalizada". Lasar Segall foi um importante artista modernista que nasceu na Lituânia e se naturalizou brasileiro. Ele teve uma grande influência na arte brasileira, especialmente na arte moderna. Sua obra é caracterizada por temas sociais e políticos, com destaque para a cultura marginalizada. Vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, introduza o tema e apresentar a biografia de Lasar Segall. Os alunos também serão incentivados a compartilhar o que já sabem sobre o artista.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo (20 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um tema relacionado à cultura marginalizada na obra de Lasar Segall. Eles terão 20 minutos para pesquisar e discutir em grupo sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação (20 minutos)

    Cada grupo irá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos temas (40 minutos)

    Cada grupo irá apresentar seu tema para a turma, utilizando o template de avaliação criado anteriormente. Os demais grupos avaliarão a apresentação utilizando o template.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Após todas as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as avaliações recebidas e sobre a obra de Lasar Segall.

  6. Etapa 6 - Conclusão (10 minutos)

    Conclua a aula, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas.
  • Ampliar a experiência dos alunos com diferentes contextos e práticas artístico-visuais.
  • Cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e apresentar a biografia de Lasar Segall.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa.
  • Incentivar a criação do template de avaliação por pares.
  • Avaliar as apresentações dos alunos e orientá-los na discussão em grupo.
  • Concluir a aula e incentivar a continuidade da pesquisa.

Ações do aluno

  • Pesquisar em grupo sobre o tema.
  • Criar o template de avaliação por pares.
  • Apresentar o tema utilizando o template criado.
  • Avaliar as apresentações dos demais grupos utilizando o template.
  • Discutir em grupo sobre as avaliações recebidas e sobre a obra de Lasar Segall.