Aula sobre Lasar Segall A Cultura Marginalizada

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta aula, os alunos do 7º ano do ensino fundamental irão aprender sobre o artista Lasar Segall e sua relação com a cultura marginalizada. O objetivo é que os estudantes desenvolvam a habilidade de pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Lasar Segall foi um artista lituano-brasileiro que viveu no Brasil e na Alemanha. Ele foi um dos primeiros artistas a retratar a vida dos imigrantes e trabalhadores nas cidades brasileiras, além de ter sido um grande defensor dos direitos dos trabalhadores e das minorias. A metodologia utilizada nesta aula será o Design Thinking, no qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor a vida e o trabalho de Lasar Segall.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Professor, apresente o tema da aula, contextualizando a importância de Lasar Segall na história da arte brasileira e mundial. Mostre algumas obras do artista e suas características.

  2. Etapa 2 - Introdução ao Design Thinking (15 minutos)

    Explique aos alunos o que é Design Thinking e como ele pode ser aplicado na arte. Compartilhe também exemplos de como essa metodologia pode ser utilizada em projetos de arte.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia (30 minutos)

    Os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor a vida e o trabalho de Lasar Segall. Eles irão preencher os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Os alunos irão se dividir em grupos para discutir as informações coletadas no mapa de empatia. Cada grupo irá apresentar suas conclusões para a turma.

  5. Etapa 5 - Produção de uma obra de arte (60 minutos)

    Os alunos irão produzir uma obra de arte inspirada na vida e obra de Lasar Segall. Eles poderão utilizar diferentes técnicas e materiais.

  6. Etapa 6 - Apresentação das obras (30 minutos)

    Cada aluno irá apresentar sua obra de arte para a turma, explicando como ela foi inspirada na vida e obra de Lasar Segall.

  7. Etapa 7 - Reflexão final (10 minutos)

    Conduza uma reflexão final sobre a importância de Lasar Segall na história da arte brasileira e mundial, e como a metodologia do Design Thinking pode ser aplicada em projetos de arte.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas.
  • Ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais.
  • Cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Critérios de avaliação

  • Participação e engajamento nas atividades propostas.
  • Criatividade na produção da obra de arte.
  • Capacidade de relacionar a obra produzida com a vida e obra de Lasar Segall.
  • Coerência entre o mapa de empatia e a obra de arte produzida.
  • Reflexão final sobre a importância de Lasar Segall na história da arte brasileira e mundial.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar a importância de Lasar Segall na história da arte brasileira e mundial.
  • Explicar aos alunos o que é Design Thinking e como ele pode ser aplicado na arte.
  • Conduzir as atividades propostas e orientar os alunos durante a produção da obra de arte.
  • Conduzir a reflexão final sobre a importância de Lasar Segall na história da arte brasileira e mundial.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender melhor a vida e o trabalho de Lasar Segall.
  • Discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia.
  • Produzir uma obra de arte inspirada na vida e obra de Lasar Segall.
  • Apresentar a obra de arte para a turma, explicando como ela foi inspirada na vida e obra de Lasar Segall.
  • Refletir sobre a importância de Lasar Segall na história da arte brasileira e mundial.