Aula sobre Lasar Segall A Cultura Marginalizada
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Nesta aula, iremos trabalhar sobre o artista Lasar Segall e sua contribuição para a cultura marginalizada. Lasar Segall foi um artista lituano que se mudou para o Brasil em 1923 e se tornou um dos principais nomes do movimento modernista brasileiro. Ele foi um defensor da arte como meio de expressão das classes menos favorecidas e marginalizadas da sociedade. A metodologia utilizada será a Gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo com cartas de perguntas e afirmações sobre o tema.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Professor, apresente o tema da aula e contextualizar sobre a vida e obra de Lasar Segall. Em seguida, irá explicar a metodologia da Gamificação e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Pesquisa sobre o tema (20 minutos)
Os alunos irão pesquisar sobre a vida e obra de Lasar Segall e a sua contribuição para a cultura marginalizada. Eles podem utilizar livros, internet ou outras fontes de pesquisa. Oriente e auxilie os alunos durante a pesquisa.Etapa 3 - Criação das cartas (30 minutos)
Os alunos irão criar 8 cartas de perguntas e afirmações sobre o tema. As perguntas devem ser sobre a vida e obra de Lasar Segall e a sua contribuição para a cultura marginalizada, enquanto as afirmações devem ser sobre a importância da arte como meio de expressão das classes menos favorecidas e marginalizadas da sociedade.Etapa 4 - Montagem do jogo (20 minutos)
Os alunos irão montar o jogo com as cartas criadas. Eles podem utilizar cartolina, papel sulfite ou outro material disponível para a confecção do jogo.Etapa 5 - Jogando o jogo (30 minutos)
Os alunos irão jogar o jogo criado por eles mesmos. O professor irá mediar o jogo e auxiliar os alunos durante a atividade.Etapa 6 - Discussão em grupo (20 minutos)
Ao final do jogo, os alunos irão discutir em grupo sobre o que aprenderam sobre a vida e obra de Lasar Segall e a sua contribuição para a cultura marginalizada. Medie a discussão e faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos.Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)
Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância da arte como meio de expressão das classes menos favorecidas e marginalizadas da sociedade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar a vida e obra de um artista brasileiro.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos na criação do jogo.
- Ampliar a percepção dos alunos sobre a importância da arte como meio de expressão das classes menos favorecidas e marginalizadas da sociedade.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a pesquisa e criação do jogo.
- Qualidade das perguntas e afirmações criadas pelos alunos.
- Desempenho dos alunos durante o jogo e na discussão em grupo.
Ações do professor
- Orientar e auxiliar os alunos durante a pesquisa e criação do jogo.
- Mediar o jogo e a discussão em grupo.
- Estimular a reflexão dos alunos sobre a importância da arte como meio de expressão das classes menos favorecidas e marginalizadas da sociedade.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a vida e obra de Lasar Segall e a sua contribuição para a cultura marginalizada.
- Criar as cartas de perguntas e afirmações sobre o tema.
- Jogar o jogo criado por eles mesmos e participar da discussão em grupo.