Aula sobre Lasar Segall A Cultura Marginalizada

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta aula, iremos trabalhar sobre o artista Lasar Segall e sua contribuição para a cultura marginalizada. Lasar Segall foi um artista lituano que se mudou para o Brasil em 1923 e se tornou um dos principais nomes do movimento modernista brasileiro. Ele foi um defensor da arte como meio de expressão das classes menos favorecidas e marginalizadas da sociedade. A metodologia utilizada será a Gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo com cartas de perguntas e afirmações sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente o tema da aula e contextualizar sobre a vida e obra de Lasar Segall. Em seguida, irá explicar a metodologia da Gamificação e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Pesquisa sobre o tema (20 minutos)

    Os alunos irão pesquisar sobre a vida e obra de Lasar Segall e a sua contribuição para a cultura marginalizada. Eles podem utilizar livros, internet ou outras fontes de pesquisa. Oriente e auxilie os alunos durante a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Criação das cartas (30 minutos)

    Os alunos irão criar 8 cartas de perguntas e afirmações sobre o tema. As perguntas devem ser sobre a vida e obra de Lasar Segall e a sua contribuição para a cultura marginalizada, enquanto as afirmações devem ser sobre a importância da arte como meio de expressão das classes menos favorecidas e marginalizadas da sociedade.

  4. Etapa 4 - Montagem do jogo (20 minutos)

    Os alunos irão montar o jogo com as cartas criadas. Eles podem utilizar cartolina, papel sulfite ou outro material disponível para a confecção do jogo.

  5. Etapa 5 - Jogando o jogo (30 minutos)

    Os alunos irão jogar o jogo criado por eles mesmos. O professor irá mediar o jogo e auxiliar os alunos durante a atividade.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Ao final do jogo, os alunos irão discutir em grupo sobre o que aprenderam sobre a vida e obra de Lasar Segall e a sua contribuição para a cultura marginalizada. Medie a discussão e faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância da arte como meio de expressão das classes menos favorecidas e marginalizadas da sociedade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar a vida e obra de um artista brasileiro.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos na criação do jogo.
  • Ampliar a percepção dos alunos sobre a importância da arte como meio de expressão das classes menos favorecidas e marginalizadas da sociedade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a pesquisa e criação do jogo.
  • Qualidade das perguntas e afirmações criadas pelos alunos.
  • Desempenho dos alunos durante o jogo e na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Orientar e auxiliar os alunos durante a pesquisa e criação do jogo.
  • Mediar o jogo e a discussão em grupo.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre a importância da arte como meio de expressão das classes menos favorecidas e marginalizadas da sociedade.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a vida e obra de Lasar Segall e a sua contribuição para a cultura marginalizada.
  • Criar as cartas de perguntas e afirmações sobre o tema.
  • Jogar o jogo criado por eles mesmos e participar da discussão em grupo.