Aula sobre Lasar Segall A Cultura Marginalizada
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução (10 min)
Professor, faça uma introdução sobre o artista Lasar Segall e sua obra, apresentando imagens de algumas de suas produções e discutindo sua importância na história da arte. Em seguida, explique sobre a metodologia Rotação por Estações e como ela será utilizada na aula.Etapa 2 - Rotação por estações 90 minutos)
Organize a turma em três grupos e a sala de aula em três estações, de forma que ecada grupo ocupe uma. Oriente que eles deverão ficar 30 minutos na estação, realizando a atividade proposta e que, quando o tempo finalizar, deverão seguir para a estação seguinte.Estação 1 - Pesquisa (30 min)
Na estação 1, os alunos farão uma pesquisa sobre a vida e obra de Lasar Segall, utilizando materiais disponíveis na sala de aula, como livros e revistas. Eles deverão produzir um texto sobre o artista e sua obra.
Estação 2 - Análise de obras (30 min)
Na estação 2, os alunos analisarão algumas obras de Lasar Segall, observando elementos como cores, formas e temas. Eles deverão produzir um texto sobre suas impressões e interpretações das obras.
Estação 3 - Produção artística (30 min)
Na estação 3, os alunos produzirão uma obra de arte inspirada na obra de Lasar Segall, utilizando materiais disponíveis na sala de aula, como papel, lápis de cor e tinta guache. Eles deverão explicar as escolhas que fizeram em relação aos elementos utilizados na obra.
Etapa 3 - Compartilhamento (20 min)
Cada grupo apresentará o resultado de sua atividade para a turma, explicando o que foi feito e o que foi aprendido. Faça uma síntese das atividades e discuta a importância da obra de Lasar Segall.Etapa 4 - Reflexão (10 min)
Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como isso pode ser aplicado em suas vidas.Etapa 5 - Encerramento (5 min)
Faça um breve encerramento da aula, agradecendo a participação dos alunos e incentivando-os a continuar explorando a arte e a cultura.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar obras de arte.
- Ampliar a experiência dos alunos com diferentes contextos e práticas artístico-visuais.
- Cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade da pesquisa realizada sobre a vida e obra de Lasar Segall.
- Criatividade e originalidade na produção artística.
- Capacidade de análise e interpretação das obras de Lasar Segall.
- Reflexão sobre o que foi aprendido na aula e como isso pode ser aplicado em suas vidas.
Ações do professor
- Apresentar o artista e sua obra de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos durante as atividades propostas.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades.
- Fazer uma síntese das atividades e discutir a importância da obra de Lasar Segall.
- Incentivar os alunos a continuar explorando a arte e a cultura.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar a pesquisa sobre a vida e obra de Lasar Segall com qualidade.
- Produzir uma obra de arte inspirada na obra de Lasar Segall de forma criativa e original.
- Analisar e interpretar as obras de Lasar Segall de forma crítica.
- Refletir sobre o que foi aprendido na aula e como isso pode ser aplicado em suas vidas.