Aula sobre Lasar Segall A Cultura Marginalizada

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o artista Lasar Segall e sua relação com a cultura marginalizada. O objetivo é que os estudantes desenvolvam a habilidade de pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “que bom”, "que pena", "que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

Lasar Segall foi um artista lituano-brasileiro que viveu no Brasil e em outros países, como Alemanha e França. Ele foi um dos primeiros artistas a retratar a vida dos trabalhadores e dos pobres, além de ser um dos precursores do movimento modernista no Brasil. A cultura marginalizada é um tema recorrente em suas obras, que retratam a vida dos imigrantes, dos negros e dos trabalhadores em geral.


  1. Etapa 1 - Introdução (20 minutos)

    Professor, apresente o tema da aula e contextualize a importância de conhecer a obra de Lasar Segall. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo sobre a vida e obra do artista.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida (40 minutos)

    Os alunos deverão pesquisar sobre a vida e obra de Lasar Segall. Oriente-os sobre como realizá-la.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo (30 minutos)

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações que encontraram sobre Lasar Segall. Você pode orientá-los com perguntas a serem debatidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados (30 minutos)

    Cada grupo irá apresentar os resultados da discussão. Incentive a participação de todos os alunos e fazer perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Análise das obras de Lasar Segall (40 minutos)

    Apresente algumas obras de Lasar Segall e oriente os alunos a analisá-las, utilizando o que aprenderam na pesquisa e na discussão em grupo.

  6. Etapa 6 - Produção de uma obra inspirada em Lasar Segall (60 minutos)

    Os alunos deverão produzir uma obra de arte inspirada nas obras de Lasar Segall e na cultura marginalizada.

  7. Etapa 7 - Encerramento (20 minutos)

    Proponha uma reflexão sobre a importância de conhecer a obra de Lasar Segall e como ela pode nos ajudar a entender a cultura marginalizada. Os alunos deverão preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “que bom”, "que pena" e "que tal" para avaliar a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais;
  • Estimular a reflexão sobre a cultura marginalizada e a importância da arte como forma de expressão e resistência;
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de produzir obras de arte inspiradas em temas sociais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo;
  • Qualidade da análise das obras de Lasar Segall;
  • Criatividade e qualidade da produção de uma obra de arte inspirada nas obras de Lasar Segall e na cultura marginalizada.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre como fazer a pesquisa;
  • Estimular a participação de todos os alunos na discussão em grupo e na análise das obras de Lasar Segall.
  • Orientar os alunos sobre como produzir uma obra de arte inspirada nas obras de Lasar Segall e na cultura marginalizada.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a vida e obra de Lasar Segall;
  • Participar ativamente da discussão em grupo e da análise das obras de Lasar Segall;
  • Produzir uma obra de arte inspirada nas obras de Lasar Segall e na cultura marginalizada.