Aula sobre Legibilidade

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A legibilidade é um fator importante em qualquer tipo de texto, seja ele um trabalho escolar ou uma mensagem de WhatsApp. Ter uma escrita clara e organizada é fundamental para que o recado seja entendido e para que o leitor não se sinta confuso ou desinteressado. Nesta aula, vamos trabalhar com o tema legibilidade e como ela pode ser importante na produção escrita em inglês. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre legibilidade e como ela pode ser importante na produção escrita em inglês. Cada grupo deve criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, e preencher o campo Check-in com as informações que o grupo já sabem sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Introdução ao tema

    Apresente exemplos de textos bem escritos e mal escritos em inglês, mostrando aos alunos como a legibilidade pode ser importante na comunicação. É importante enfatizar que a legibilidade não está relacionada apenas à grafia, mas também à organização das ideias e ao uso correto da gramática.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se dividir em grupos de 3 ou 4 pessoas e discutir a importância da legibilidade na escrita em inglês. O objetivo é que cada grupo apresente ao menos um exemplo em que a legibilidade foi importante para a compreensão do texto.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Oriente os estudantes a, em casa, pesquisarem sobre a temática e se aprofundarem na utilização da legibilidade em seus textos escritos.

  5. Etapa 5 - Produção

    Os alunos devem realizar uma produção escrita em inglês, utilizando todas as informações obtidas sobre legibilidade.

  6. Etapa 6 - Apresentação das produções

    Cada grupo deve apresentar ao menos um exemplo em que a legibilidade é importante para a compreensão do texto e como melhorar a legibilidade de seus próprios textos, após a prática da escrita.

  7. Etapa 7 - Check-out e feedback

    Peça que os alunos compartilhem o que aprenderam sobre legibilidade e como aplicá-la na produção escrita em inglês. Forneça feedbacks aos estudantes e oriente que preencham o campo Check-out do template criado com as informações que agora obtém sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de organização textual em inglês;
  • Desenvolver a capacidade de avaliar a própria produção escrita e a de colegas, com base na legibilidade em inglês;
  • Trabalhar a habilidade de comunicação em inglês, por meio da escrita clara, organizada e legível.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de criar um registro de aprendizagem com base no tema legibilidade em inglês;
  • Habilidade de avaliar a própria produção escrita e a de colegas, com base na legibilidade em inglês;
  • Habilidade de comunicar-se em inglês de forma clara, organizada e legível.

Ações do professor

  • Explicar o objetivo da atividade e como ela será desenvolvida;
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre legibilidade em inglês;
  • Orientar os alunos a registrar o que aprenderam em cada etapa;
  • Dar feedback individual sobre o trabalho dos alunos;
  • Estimular a participação e interação dos alunos durante a aula.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo e apresentar exemplos de como a legibilidade é importante na escrita em inglês;
  • Criar um registro de aprendizagem com base no tema legibilidade em inglês;
  • Avaliar a própria produção escrita e a de colegas, com base na legibilidade em inglês;
  • Comunicar-se em inglês de forma clara, organizada e legível;
  • Participar e interagir durante a aula.