Aula sobre Legibilidade

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Nesta aula, o tema Legibilidade será trabalhado com a metodologia ativa Estudo de Caso. A legibilidade é a característica de um texto ser claro e fácil de ler. No entanto, muitas vezes, encontramos textos com uma fonte pequena, espaçamento inadequado, uso de cores inadequadas, tornando a leitura difícil e cansativa. É importante que os alunos saibam os cuidados necessários para tornar seus textos mais legíveis. Para isso, eles irão trabalhar em grupos para identificar e analisar o problema, levantar dados, comparar informações e encontrar soluções para tornar a leitura de um texto mais agradável e de fácil compreensão.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é legibilidade e sua importância em diferentes contextos de comunicação. Os alunos poderão participar dessa conversa trazendo exemplos de textos que eles já leram e que foram de fácil ou difícil leitura.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Divida a turma em grupos de até 4 alunos e entregue um texto no qual cada grupo deverá trabalhar. O texto deve conter acertos e erros referente ao tema de legibilidade para que os estudantes possam analisar.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os grupos deverão pesquisar informações necessárias sobre o texto, e identificar os que está legível e compreensível no texto e o que não está. Os alunos poderão utilizar celulares, tablets ou computadores pessoais para realizar o levantamento de dados.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Com base nos dados coletados, os grupos deverão analisar o contexto do problema identificado, identificando as possíveis causas do problema e as possíveis soluções para tornar a leitura dos textos mais legível.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os grupos deverão comparar as informações obtidas com dados oficiais, verificando se o problema levantado é generalizado ou se é específico.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Os grupos deverão pensar em soluções criativas e inovadoras para o problema identificado, criando um infográfico que mostre como é possível tornar a leitura de um texto mais legível e agradável.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar seu infográfico para a turma, explicando o problema identificado, as soluções encontradas e suas principais conclusões. Os infográficos poderão ser compartilhados nas redes sociais da escola ou em grupos de WhatsApp.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de avaliar a própria produção escrita e a dos colegas;
  • Estimular o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos;
  • Desenvolver habilidades criativas e inovadoras para a solução de problemas;
  • Promover o desenvolvimento da capacidade de análise crítica da realidade;
  • Integrar o uso de tecnologias digitais na prática pedagógica.

Critérios de avaliação

  • Clareza e objetividade na apresentação das ideias;
  • Coerência entre a análise do problema e as soluções propostas;
  • Criatividade e inovação na apresentação das soluções;
  • Participação e colaboração no processo de elaboração do infográfico;
  • Correta utilização das normas ortográficas e gramaticais.

Ações do professor

  • Promover a mediação do processo de aprendizagem;
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos;
  • Supervisionar e orientar os alunos durante o levantamento de dados;
  • Fornecer feedbacks pedagógicos para os alunos durante todo o processo;
  • Estimular o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e coletar dados sobre o tema escolhido;
  • Analisar e comparar os dados coletados com informações oficiais;
  • Identificar possíveis causas e soluções para o problema selecionado;
  • Criar um infográfico que mostre as soluções encontradas;
  • Apresentar o infográfico para a turma, explicando o processo de elaboração, as conclusões e as possíveis soluções para tornar o texto mais legível.