Aula sobre Legibilidade
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Nesta aula, vamos falar sobre legibilidade, sendo a facilidade de leitura de um texto. É importante que os textos sejam legíveis, para que outras pessoas possam entendê-los facilmente. Para tornar a aula mais interessante e dinâmica, vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação, na qual será criado um mapa de registro para um jogo. Esse mapa irá ajudar a entender como criar um jogo envolvente e que motive pessoas a jogá-lo, enquanto trabalhamos a legibilidade dos textos dos jogos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema legibilidade e seus conceitos. Em seguida, peça que os alunos relatem exemplos de textos ilegíveis que encontraram em seu cotidiano.Etapa 2 - Introdução à Gamificação
Introduza a metodologia ativa Gamificação e explique seu objetivo e importância.Etapa 3 - Criação do jogo
Os alunos irão criar um jogo que tenha foco em legibilidade, utilizando o template de mapa de registro. Eles deverão preencher todos os campos e pensar em como tornar seu jogo mais envolvente e motivacional.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar seu jogo em sala de aula. Eles deverão explicar o objetivo do jogo, os desafios e níveis, como serão recompensados os jogadores e como o jogo é engajador.Etapa 5 - Avaliação dos jogos
Os alunos deverão avaliar os jogos criados pelos colegas, com base no mapa de registro. Eles irão avaliar se o jogo traz a proposta da legibilidade, se é engajador e se os desafios estão adequados ao nível de dificuldade proposto.Etapa 6 - Reflexão
Os alunos farão uma reflexão sobre a importância da legibilidade em seu cotidiano e como podem aplicar as técnicas aprendidas na criação de textos em geral.
Intencionalidades pedagógicas
- Apresentar e desenvolver conceitos sobre legibilidade, destacando sua importância na comunicação.
- Aprimorar a ortografia dos alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe e criatividade.
Critérios de avaliação
- Uso adequado do mapa de registro na criação do jogo
- Clareza e adequação do objetivo e desafios do jogo em relação ao nível de dificuldade
- Clareza e adequação do relacionamento entre as informações do jogo e seu público-alvo
- Legibilidade e organização textual do jogo
Ações do professor
- Apresentar os conceitos relacionados à legibilidade de forma clara e didática
- Orientar os alunos sobre a criação do jogo, dando dicas para torná-lo mais engajador e motivante
- Auxiliar na avaliação dos jogos
- Fazer as intervenções necessárias para garantir o bom andamento do processo ensino-aprendizagem
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe na criação do jogo
- Criar um jogo que seja engajador e motivante
- Avaliar os jogos com base nos critérios estabelecidos pelo professor
- Participar ativamente da reflexão sobre a importância da legibilidade em seu cotidiano.