Aula sobre Legibilidade

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, os estudantes irão trabalhar o tema "Legibilidade". A legibilidade é a facilidade com que um texto pode ser lido e compreendido. Ela depende da escolha da fonte e do tamanho da letra, da organização do texto na página, da estrutura das frases e do uso adequado da pontuação. A legibilidade é importante porque torna o texto mais acessível e compreensível ao leitor. Na metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a própria produção escrita e a de colegas. Com isso, poderão desenvolver a habilidade de avaliar a adequação da sua produção escrita ao contexto de comunicação, considerando a finalidade, o público-alvo, o conteúdo a ser comunicado, a organização textual, a legibilidade e a estrutura de frases.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema "Legibilidade" e explique aos alunos o que é e sua importância. Apresente exemplos de textos que possuem ou não uma boa legibilidade, para que os alunos possam identificar a diferença. Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir em conjunto o que eles entendem por legibilidade, com base nos exemplos apresentados.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo deverá pesquisar sobre o tema em sites, livros ou outros materiais disponíveis. Disponibilize uma lista de sites sugeridos. Os alunos deverão anotar em seus cadernos as informações relevantes sobre legibilidade, como os fatores que influenciam a legibilidade de um texto, as regras de pontuação, a escolha da fonte e do tamanho da letra, entre outros.

  3. Etapa 3 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal". Esse template será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Explique como funciona a Dinâmica dos 3 Qs e mostre exemplos de como avaliar a própria produção escrita e a de colegas com base nos campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal".

  4. Etapa 4 - Produção escrita e revisão

    Em grupos, oriente os estudantes a escreverem textos baseados em temas que tenham interesse, considerando suas pesquisas e entendimento sobre legibilidade. Cada aluno deverá revisar o próprio texto. Em seguida, cada grupo deverá trocar os textos revisados entre si para que os alunos possam avaliar a produção escrita um do outro com base no template de Dinâmica dos 3 Qs.

  5. Etapa 5 - Feedback

    Faça um feedback geral para a turma, destacando as principais observações e dúvidas dos alunos sobre o tema. Utilize o quadro branco para registrar as principais ideias e destacá-las com cores e imagens.

  6. Etapa 6 - Exercícios de fixação

    Entregue uma folha de exercícios de fixação sobre o tema para que os alunos resolvam em sala de aula.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula recapitulando os principais pontos da aula, reforçando a importância da legibilidade e destacando a relevância da Dinâmica dos 3 Qs na avaliação da produção escrita.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de escrita e revisão nos alunos;
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações confiáveis;
  • Desenvolver a habilidade de autoavaliação e avaliação de colegas com base em critérios específicos;
  • Incentivar a reflexão sobre a importância da legibilidade na produção de textos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta da Dinâmica dos 3 Qs;
  • Revisão adequada da produção escrita com consideração à legibilidade;
  • Participação ativa nas discussões em grupo;
  • Entrega dos exercícios de fixação;
  • Aprendizado efetivo dos conceitos sobre legibilidade.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de textos que possuem ou não uma boa legibilidade;
  • Disponibilizar lista de sites e materiais para pesquisa dos alunos;
  • Explicar e demonstrar como funciona a Dinâmica dos 3 Qs;
  • Oferecer feedback para a turma;
  • Registrar as principais ideias e observações dos alunos no quadro branco.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Pesquisar sobre legibilidade em sites, livros ou outros materiais disponíveis;
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Revisar a própria produção escrita com consideração à legibilidade;
  • Avaliar a produção escrita de um colega com base nos campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal".