Lenda

Você gosta de lendas? Nessa aula de Português, vamos conhecer mais sobre algumas das lendas mais populares. Quantas delas será que você conhece? Bom aprendizado!


Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Selecione a alternativa com lendas do folclore brasileiro:

    A) Chupa-cabra, Medusa e lobisomem.

    B) Iara, Negrinho do pastoreio e Cuca.

    C) Mula sem cabeça, Boitatá e zumbi.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Aprendizagem Entre Pares:

    A lenda é uma narrativa popular que busca explicar um acontecimento sobrenatural ou histórico, e muitas vezes é transmitida oralmente. As lendas são importantes para a cultura de um povo, pois ajudam a preservar tradições e valores. É importante que os alunos aprendam a reconhecer as características do gênero e compreender a importância das lendas para a cultura brasileira. A metodologia utilizada nesse material é a Aprendizagem Entre Pares, e os alunos trabalharão em duplas para criar um mapa conceitual sobre o tema.
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  4. 4. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    As lendas são histórias populares passadas de geração em geração e fazem parte da cultura de um povo. Elas podem ser encontradas em livros, filmes, séries, jogos, músicas e outras formas de arte. As lendas brasileiras, indígenas e africanas são ricas em cultura e tradição e fazem parte da identidade do nosso país. Neste material, trabalharemos com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas. O objetivo é desenvolver a habilidade de leitura e compreensão, além de incentivar a criatividade e o interesse dos alunos pela cultura popular.
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  5. 5. Gamificação:

    A lenda é um gênero textual presente em diversas sociedades. Elas surgem como uma forma de explicar acontecimentos que não têm uma explicação lógica ou científica. As lendas também são importantes para a preservação da cultura e das tradições de um povo. Neste material, os alunos serão incentivados a criar um jogo baseado em uma lenda por meio da gamificação. O objetivo é desenvolver a habilidade de ler e compreender diferentes gêneros textuais e criar um produto final com elementos lúdicos e criativos.
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  6. 6. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    As lendas são narrativas populares que reúnem elementos fantásticos e históricos. É importante que os alunos conheçam as lendas, pois elas são uma forma de preservar a cultura e a memória de um povo. O objetivo deste material é desenvolver habilidades de leitura e compreensão sobre lendas brasileiras e africanas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para desenvolver o tema e seus subtópicos.
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  7. 7. Design Thinking:

    As lendas são narrativas importantes para a cultura e a história de um povo. Elas podem ser encontradas em livros, filmes, desenhos animados e teatro. O Design Thinking, metodologia ativa usada neste material, permite que os alunos trabalhem em equipe e desenvolvam habilidades de empatia, criatividade e resolução de problemas.
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  8. 8. Rotação por estações:

    As lendas são narrativas que fazem parte da cultura popular, sendo transmitidas de geração a geração. Elas podem conter elementos fantásticos e sobrenaturais, e muitas vezes são utilizadas para explicar fenômenos naturais, como chuvas, trovões, entre outros. No Brasil temos as lendas do Saci-Pererê, do Curupira, do Boitatá…
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