Lenda
Você gosta de lendas? Nessa aula de Português, vamos conhecer mais sobre algumas das lendas mais populares. Quantas delas será que você conhece? Bom aprendizado!
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Selecione a alternativa com lendas do folclore brasileiro:
Atividade completaA)
Chupa-cabra, Medusa e lobisomem.B) Iara, Negrinho do pastoreio e Cuca.
C) Mula sem cabeça, Boitatá e zumbi.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Aprendizagem Entre Pares:
A lenda é uma narrativa popular que busca explicar um acontecimento sobrenatural ou histórico, e muitas vezes é transmitida oralmente. As lendas são importantes para a cultura de um povo, pois ajudam a preservar tradições e valores. É importante que os alunos aprendam a reconhecer as características do gênero e compreender a importância das lendas para a cultura brasileira. A metodologia utilizada nesse material é a Aprendizagem Entre Pares, e os alunos trabalharão em duplas para criar um mapa conceitual sobre o tema.Atividade completa4. Aprendizagem Baseada em Problemas:
As lendas são histórias populares passadas de geração em geração e fazem parte da cultura de um povo. Elas podem ser encontradas em livros, filmes, séries, jogos, músicas e outras formas de arte. As lendas brasileiras, indígenas e africanas são ricas em cultura e tradição e fazem parte da identidade do nosso país. Neste material, trabalharemos com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas. O objetivo é desenvolver a habilidade de leitura e compreensão, além de incentivar a criatividade e o interesse dos alunos pela cultura popular.Atividade completa5. Gamificação:
A lenda é um gênero textual presente em diversas sociedades. Elas surgem como uma forma de explicar acontecimentos que não têm uma explicação lógica ou científica. As lendas também são importantes para a preservação da cultura e das tradições de um povo. Neste material, os alunos serão incentivados a criar um jogo baseado em uma lenda por meio da gamificação. O objetivo é desenvolver a habilidade de ler e compreender diferentes gêneros textuais e criar um produto final com elementos lúdicos e criativos.Atividade completa6. Modelo de Debate Crítico (MDC):
As lendas são narrativas populares que reúnem elementos fantásticos e históricos. É importante que os alunos conheçam as lendas, pois elas são uma forma de preservar a cultura e a memória de um povo. O objetivo deste material é desenvolver habilidades de leitura e compreensão sobre lendas brasileiras e africanas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa7. Design Thinking:
As lendas são narrativas importantes para a cultura e a história de um povo. Elas podem ser encontradas em livros, filmes, desenhos animados e teatro. O Design Thinking, metodologia ativa usada neste material, permite que os alunos trabalhem em equipe e desenvolvam habilidades de empatia, criatividade e resolução de problemas.Atividade completa8. Rotação por estações:
As lendas são narrativas que fazem parte da cultura popular, sendo transmitidas de geração a geração. Elas podem conter elementos fantásticos e sobrenaturais, e muitas vezes são utilizadas para explicar fenômenos naturais, como chuvas, trovões, entre outros. No Brasil temos as lendas do Saci-Pererê, do Curupira, do Boitatá…Atividade completa
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