Aula sobre Lenda

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


As lendas são histórias populares passadas de geração em geração e fazem parte da cultura de um povo. Elas podem ser encontradas em livros, filmes, séries, jogos, músicas e outras formas de arte. As lendas brasileiras, indígenas e africanas são ricas em cultura e tradição e fazem parte da identidade do nosso país. Neste material, trabalharemos com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas. O objetivo é desenvolver a habilidade de leitura e compreensão, além de incentivar a criatividade e o interesse dos alunos pela cultura popular.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique o que é lenda e a sua importância na cultura popular. Em seguida, questione se os alunos conhecem alguma lenda brasileira, indígena ou africana.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Divida a turma em grupos e entregue uma lenda diferente para cada grupo. Os alunos deverão ler a lenda e identificar os elementos que a compõem, como personagens, cenário, enredo, entre outros. Em seguida, deverão criar um problema relacionado à lenda (exemplo: "Como o Saci-Pererê pode acabar com a maldição que o deixou com uma perna só?").

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deverá pesquisar soluções para o problema criado, podendo utilizar a internet ou outras fontes disponíveis. Oriente os alunos e incentive a pesquisa crítica e reflexiva.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar a solução encontrada para o problema criado, utilizando a lenda como base. Os outros grupos deverão fazer comentários.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça um resumo da aula e incentive a reflexão dos alunos sobre a importância da cultura popular e a criatividade na resolução de problemas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de leitura e compreensão de diferentes gêneros textuais;
  • Incentivar a criatividade e a reflexão crítica na resolução de problemas;
  • Promover a valorização da cultura popular e a identidade brasileira.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos elementos que compõem a lenda;
  • Criação de um problema relacionado à lenda;
  • Solução criativa para o problema proposto;
  • Participação e colaboração em grupo.

Ações do professor

  • Orientar e incentivar a pesquisa crítica e reflexiva;
  • Estimular a criatividade e a reflexão crítica na resolução de problemas;
  • Promover a valorização da cultura popular e a identidade brasileira.

Ações do aluno

  • Ler e compreender a lenda proposta;
  • Identificar os elementos que compõem a lenda;
  • Criar um problema relacionado à lenda;
  • Pesquisar soluções criativas para o problema proposto.