Aula sobre Lenda
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A lenda é uma narrativa popular que busca explicar um acontecimento sobrenatural ou histórico, e muitas vezes é transmitida oralmente. As lendas são importantes para a cultura de um povo, pois ajudam a preservar tradições e valores. É importante que os alunos aprendam a reconhecer as características do gênero e compreender a importância das lendas para a cultura brasileira. A metodologia utilizada nesse material é a Aprendizagem Entre Pares, e os alunos trabalharão em duplas para criar um mapa conceitual sobre o tema.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o que é uma lenda e quais são suas características. Para exemplificar, você pode falar sobre lendas conhecidas pelos alunos. Em seguida, apresente a metodologia Aprendizagem Entre Pares e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Divisão dos alunos
Divida os alunos em duplas.Etapa 3 - Ideia central
Cada dupla deverá escolher uma lenda para trabalhar e criar uma ideia central para o seu mapa conceitual.Etapa 4 - Sub-ideias
As duplas deverão criar, em conjunto, 8 sub-ideias relacionadas à lenda escolhida. Cada sub-ideia deve ser escrita em um post-it.Etapa 5 - Profundidade 1
As duplas deverão organizar os post-its em grupos de duas sub-ideias que se complementam e criar uma nova sub-ideia que englobe essas duas. Essa nova sub-ideia deve ser escrita em um post-it de outra cor.Etapa 6 - Profundidade 2
Agora, as duplas deverão criar, a partir das sub-ideias de profundidade 1, duas novas sub-ideias que se complementam. Essas novas sub-ideias devem ser escritas em post-its de outra cor.Etapa 7 - Apresentação
Cada dupla deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de leitura e compreensão de diferentes gêneros literários;
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo;
- Promover o respeito à cultura popular brasileira.
Critérios de avaliação
- Clareza na apresentação do mapa conceitual;
- Identificação das características do gênero "Lenda";
- Coerência na organização das sub-ideias no mapa conceitual;
- Participação ativa e colaborativa na atividade em duplas;
- Respeito à cultura popular brasileira.
Ações do professor
- Apresentar o tema e as características do gênero "Lenda";
- Explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares e como ela será aplicada na aula;
- Orientar e auxiliar os alunos durante a criação do mapa conceitual;
- Avaliar e dar feedback aos alunos durante a apresentação;
- Estimular a participação e colaboração dos alunos durante toda a atividade.
Ações do aluno
- Escolher uma lenda e criar uma ideia central para o mapa conceitual;
- Criar 8 sub-ideias relacionadas à lenda escolhida;
- Organizar as sub-ideias em grupos de 2 e criar novas sub-ideias que englobem esses grupos;
- Apresentar o mapa conceitual para a turma;
- Participar ativa e colaborativamente durante toda a atividade.