Aula sobre Lenda

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


As lendas são narrativas populares que reúnem elementos fantásticos e históricos. É importante que os alunos conheçam as lendas, pois elas são uma forma de preservar a cultura e a memória de um povo. O objetivo deste material é desenvolver habilidades de leitura e compreensão sobre lendas brasileiras e africanas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação

    Apresente o tema e as regras do debate para os alunos. Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos deverão realizar pesquisas sobre lendas brasileiras e africanas e selecionar uma lenda para ser debatida em sala de aula. Você pode fornecer materiais de pesquisa para os alunos ou sugerir fontes confiáveis.

  3. Etapa 3 - Preparação dos argumentos

    O grupo defensor e o opositor deverão preparar seus argumentos com base nas pesquisas realizadas. Eles devem considerar as características da lenda escolhida e analisar suas possíveis interpretações.

  4. Etapa 4 - Debate

    O debate deve ser realizado em sala de aula com a participação dos quatro grupos. O grupo defensor apresentará seus argumentos, seguido pelo grupo opositor. A banca julgadora fará perguntas aos dois grupos e avaliará os argumentos apresentados. O grupo observador deverá tomar notas durante todo o processo.

  5. Etapa 5 - Análise crítica

    Após o debate, os alunos deverão fazer uma análise crítica dos argumentos dos grupos e da avaliação da banca. Eles devem considerar as diferentes interpretações da lenda e refletir sobre a importância da preservação da cultura popular.

  6. Etapa 6 - Produção de texto

    Solicite aos alunos que produzam um texto sobre a lenda debatida em sala de aula utilizando as informações e reflexões obtidas durante o debate e a análise crítica.

  7. Etapa 7 - Socialização dos textos

    Os alunos poderão socializar seus textos em sala de aula, compartilhando suas reflexões e aprendizados com os colegas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de leitura e compreensão;
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de informações;
  • Promover a reflexão sobre a importância da preservação da cultura popular;
  • Desenvolver habilidades de comunicação e argumentação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate em grupo;
  • Qualidade dos argumentos apresentados;
  • Clareza na exposição dos argumentos;
  • Análise crítica dos argumentos apresentados;
  • Qualidade do texto produzido.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e as regras do debate;
  • Oferecer suporte na pesquisa sobre lendas;
  • Estimular a reflexão crítica sobre as informações apresentadas;
  • Avaliar a participação dos alunos no debate e na produção de texto;
  • Fornecer feedback aos alunos sobre os trabalhos realizados.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas sobre lendas brasileiras e africanas;
  • Preparar argumentos para o debate;
  • Participar ativamente do debate em grupo;
  • Produzir um texto sobre a lenda debatida;
  • Refletir criticamente sobre as informações e argumentos apresentados.