Aula sobre Lenda

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As lendas são narrativas que fazem parte da cultura popular, sendo transmitidas de geração a geração. Elas podem conter elementos fantásticos e sobrenaturais, e muitas vezes são utilizadas para explicar fenômenos naturais, como chuvas, trovões, entre outros. No Brasil temos as lendas do Saci-Pererê, do Curupira, do Boitatá…

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula explicando o que é uma lenda e como ela é transmitida de geração a geração. Apresente exemplos de lendas brasileiras, como a do Saci-Pererê, do Curupira e do Boitatá. Em seguida, divida os alunos em grupos para trabalharem as estações.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Estação 1: Leitura e análise de lendas

    A primeira estação será destinada para a leitura e análise de lendas. Os alunos receberão uma lenda previamente selecionada por você e deverão ler e responder questões sobre a narrativa, como personagens, ambiente, elementos fantásticos etc.

    Estação 2: Criação de lenda

    Na segunda estação, os alunos deverão criar uma lenda usando elementos da cultura local. Forneça materiais de apoio, como imagens, palavras-chave e dicas para auxiliar os alunos na criação da narrativa.

    Estação 3: Dramatização de lendas

    Na terceira estação, os alunos deverão criar uma dramatização da narrativa de uma lenda (para otimizar o processo, você pode delegar a lenda). Eles devem se dividir em grupos e escolher personagens para interpretar e criar um roteiro para a dramatização.


  3. Etapa 3 - Socialização das atividades

    Ao final, os grupos deverão compartilhar as atividades realizadas, apresentando as lendas analisadas, as lendas criadas e as dramatizações.

  4. Etapa 4 - Reflexão sobre o tema

    Para finalizar a aula, faça uma reflexão sobre o tema, perguntando aos alunos o que aprenderam e quais foram as atividades mais interessantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de ler e compreender diferentes tipos de texto;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de lendas;
  • Trabalhar a expressão oral dos alunos na dramatização das lendas;
  • Promover a integração dos alunos em atividades em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Leitura e compreensão das lendas selecionadas;
  • Criatividade na criação de uma nova lenda;
  • Cooperação e trabalho em equipe na dramatização das lendas.

Ações do professor

  • Selecionar previamente as lendas para análise e dramatização;
  • Fornecer materiais de apoio para a criação de lendas;
  • Orientar a criação das dramatizações;
  • Fazer uma reflexão sobre o tema ao final da aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Ler e compreender as lendas selecionadas;
  • Utilizar a criatividade na criação de uma nova lenda;
  • Cooperar com os colegas na dramatização das lendas.