Aula sobre Lenda
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula explicando o que é uma lenda e como ela é transmitida de geração a geração. Apresente exemplos de lendas brasileiras, como a do Saci-Pererê, do Curupira e do Boitatá. Em seguida, divida os alunos em grupos para trabalharem as estações.Etapa 2 - Rotação por estações
Estação 1: Leitura e análise de lendasA primeira estação será destinada para a leitura e análise de lendas. Os alunos receberão uma lenda previamente selecionada por você e deverão ler e responder questões sobre a narrativa, como personagens, ambiente, elementos fantásticos etc.
Estação 2: Criação de lenda
Na segunda estação, os alunos deverão criar uma lenda usando elementos da cultura local. Forneça materiais de apoio, como imagens, palavras-chave e dicas para auxiliar os alunos na criação da narrativa.
Estação 3: Dramatização de lendas
Na terceira estação, os alunos deverão criar uma dramatização da narrativa de uma lenda (para otimizar o processo, você pode delegar a lenda). Eles devem se dividir em grupos e escolher personagens para interpretar e criar um roteiro para a dramatização.
Etapa 3 - Socialização das atividades
Ao final, os grupos deverão compartilhar as atividades realizadas, apresentando as lendas analisadas, as lendas criadas e as dramatizações.Etapa 4 - Reflexão sobre o tema
Para finalizar a aula, faça uma reflexão sobre o tema, perguntando aos alunos o que aprenderam e quais foram as atividades mais interessantes.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de ler e compreender diferentes tipos de texto;
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de lendas;
- Trabalhar a expressão oral dos alunos na dramatização das lendas;
- Promover a integração dos alunos em atividades em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas;
- Leitura e compreensão das lendas selecionadas;
- Criatividade na criação de uma nova lenda;
- Cooperação e trabalho em equipe na dramatização das lendas.
Ações do professor
- Selecionar previamente as lendas para análise e dramatização;
- Fornecer materiais de apoio para a criação de lendas;
- Orientar a criação das dramatizações;
- Fazer uma reflexão sobre o tema ao final da aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Ler e compreender as lendas selecionadas;
- Utilizar a criatividade na criação de uma nova lenda;
- Cooperar com os colegas na dramatização das lendas.