Aula sobre Lendas E Mitos Indigenas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Explique aos alunos que as lendas e mitos indígenas são um rico patrimônio cultural do Brasil e fazem parte da história e identidade dos povos originários. É importante que eles conheçam e valorizem essa rica cultura, além de desenvolverem habilidades de leitura e compreensão de diferentes gêneros textuais.

  1. Etapa 1 - Apresentação do problema

    Apresente aos alunos o problema a ser resolvido, que é_: “Como preservar as lendas e mitos indígenas para que essa cultura permaneça viva?”_ Contextualize a importância da preservação da cultura indígena, especialmente das lendas e mitos, que são historicamente passados de geração em geração através da oralidade.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de até 5 integrantes.

  3. Etapa 3 - Coleta de informações

    Ofereça aos grupos textos com lendas e mitos indígenas e a importância dessas histórias, como elas são transmitidas entre gerações, quais são os principais povos indígenas do Brasil e outros subsídios que contribuam para a pesquisa sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Reflexão e proposição de soluções

    Após a coleta de informações, cada grupo deverá refletir sobre como podem ajudar a preservar essas histórias e propor soluções para o problema apresentado. Eles podem pensar em ações que possam ser realizadas em sua comunidade escolar, em sua cidade ou até mesmo no âmbito nacional.

  5. Etapa 5 - Plano de ação

    Cada grupo deverá elaborar um plano de ação contendo as soluções propostas, detalhando as ações que serão realizadas e os recursos necessários para colocá-las em prática.

  6. Etapa 6 - Apresentação do plano de ação

    Cada grupo deverá apresentar seu plano de ação para toda a turma, compartilhando suas ideias e estratégias para preservação das lendas e mitos indígenas.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Ao final das apresentações, a turma deverá discutir em grupo as soluções apresentadas, debatendo sobre sua viabilidade e eficácia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e coleta de informações sobre a cultura indígena, em especial as lendas e mitos;
  • Desenvolver habilidades de reflexão crítica e proposição de soluções em relação à preservação da cultura indígena;
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e comunicação;
  • Fomentar o respeito e valorização da cultura indígena.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e coleta de informações sobre a cultura indígena;
  • Qualidade da reflexão crítica e das soluções propostas;
  • Coerência e viabilidade do plano de ação;
  • Qualidade da apresentação e comunicação das ideias.

Ações do professor

  • Apresentar o problema a ser resolvido e contextualizar a importância da preservação da cultura indígena;
  • Orientar e monitorar a pesquisa e coleta de informações dos alunos;
  • Estimular a reflexão crítica e a proposição de soluções;
  • Orientar os alunos na elaboração do plano de ação e na apresentação das ideias.

Ações do aluno

  • Identificar e compreender o problema proposto;
  • Pesquisar e coletar informações sobre a cultura indígena, lendas e mitos, além de buscar informações sobre a preservação da cultura e patrimônio imaterial;
  • Analisar e sintetizar informações;
  • Desenvolver e apresentar soluções;
  • Refletir e avaliar.