Aula sobre Lendas E Mitos Indigenas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Explique aos alunos que eles irão explorar lendas e mitos indígenas, que são histórias e narrativas transmitidas oralmente de geração em geração. Eles irão aprender sobre a cultura indígena e a importância dessas histórias para a preservação da sua identidade cultural. O objetivo final desta atividade será a criação de uma revista sobre lendas e mitos indígenas.

  1. Etapa 1 - Pesquisa e seleção de lendas e mitos indígenas

    Apresente aos alunos algumas lendas e mitos indígenas para que eles conheçam a variedade de histórias existentes. Em duplas, os alunos deverão escolher uma lenda ou mito indígena pata ler e compreender. Cada dupla deverá preparar um resumo sobre a lenda ou mito escolhido para apresentar aos demais colegas.

  2. Etapa 2 - Criação de ilustrações

    Os alunos deverão criar ilustrações que representem as cenas mais importantes da lenda ou mito escolhido. Cada dupla deverá compartilhar suas ilustrações com os colegas para que todos possam observar e comentar.

  3. Etapa 3 - Escrita da lenda ou mito

    Com base no resumo feito na primeira etapa e nas ilustrações criadas, cada dupla deverá escrever a lenda ou mito completa. Oriente a escrita, mostrando como desenvolver uma história, como usar os tempos verbais e como utilizar as figuras de linguagem. Cada dupla deverá compartilhar o seu texto com os colegas para que todos possam ler e fazer observações.

  4. Etapa 4 - Elaboração da revista

    Utilizando as ilustrações criadas e os textos escritos, os alunos deverão elaborar uma revista contendo todas as lendas e mitos trabalhados. A revista deverá ter uma capa, sumário, as lendas e mitos, além de ilustrações e textos extras elaborados pelos próprios alunos. Nesta etapa, ofereça aos alunos cartolinas, papel sulfite e outros materiais que possam contribuir para a elaboração do projeto.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Promova o lançamento da revista, discutindo com todos os alunos sobre os desafios para a elaboração deste conteúdo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de leitura e compreensão de textos;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de ilustrações e histórias;
  • Desenvolver a habilidade de escrita, utilizando os tempos verbais e as figuras de linguagem de forma adequada;
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos na elaboração da revista.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração na pesquisa, seleção e apresentação das lendas e mitos indígenas;
  • Qualidade das ilustrações criadas pelos alunos;
  • Coerência e fluidez dos textos escritos, bem como a utilização correta dos tempos verbais e figuras de linguagem;
  • Criatividade e organização na elaboração da revista.

Ações do professor

  • Apresentar as lendas e mitos indígenas aos alunos;
  • Orientar a pesquisa, seleção e compreensão dos textos;
  • Orientar a criação das ilustrações e a escrita dos textos;
  • Avaliar e orientar a elaboração da revista.

Ações do aluno

  • Pesquisar, selecionar e apresentar as lendas e mitos indígenas;
  • Criar ilustrações representativas das lendas e mitos escolhidos;
  • Escrever os textos completos das lendas e mitos;
  • Elaborar a revista, organizando os textos e as ilustrações em um formato adequado.