Aula sobre Lendas E Mitos Indigenas
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
Explique aos alunos que as lendas e mitos indígenas são uma parte importante da cultura brasileira e uma forma de entender a história e as tradições dos povos originários do nosso país. Nesta atividade, os alunos irão mergulhar no universo das lendas e mitos indígenas, desenvolvendo a habilidade de leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula contextualizando o assunto. Apresente três exemplos de lendas e mitos indígenas para que os alunos se apropriem do conteúdo e tenham conhecimento sobre a temática trabalhada. Mostre a eles a importância das lendas e mitos indígenas na formação da cultura brasileira.Etapa 2 - Mapa de empatia
Os alunos irão criar um mapa de empatia, que consiste em preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos" com informações sobre a vida dos povos indígenas e sua relação com as lendas e mitos.Etapa 3 - Leitura e interpretação de lendas e mitos
Os alunos irão realizar a leitura e interpretação de diferentes lendas e mitos indígenas, utilizando estratégias de leitura adequadas a cada gênero textual.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo as lendas e mitos lidos, compartilhando suas interpretações e pontos de vista.Etapa 5 - Criação de uma história
Os alunos irão criar uma história utilizando elementos das lendas e mitos indígenas estudados, desenvolvendo sua criatividade e habilidade de escrita.Etapa 6 - Apresentação das histórias
Os alunos irão apresentar suas histórias para a turma, compartilhando suas criações e recebendo feedbacks dos colegas.Etapa 7 - Reflexão final
Faça uma reflexão final sobre a atividade, incentivando os alunos a expressarem suas opiniões e aprendizados sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais;
- Estimular a criatividade e a habilidade de escrita dos alunos;
- Promover a reflexão sobre a cultura indígena e sua importância na formação da identidade brasileira.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada de estratégias de leitura para compreensão dos textos;
- Criatividade e originalidade na criação da história;
- Participação ativa nas discussões em grupo e na reflexão final.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos relevantes;
- Orientar os alunos na criação do mapa de empatia;
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões e na apresentação das histórias.
Ações do aluno
- Realizar a leitura e interpretação das lendas e mitos indígenas;
- Criar uma história utilizando elementos das lendas e mitos estudados;
- Participar ativamente das discussões em grupo e da reflexão final.