Aula sobre Lendas E Mitos Indigenas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Esta aula pretende trabalhar com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental a leitura, compreensão e interpretação de lendas e mitos indígenas, além de desenvolver a habilidade de avaliação e expressão de preferências por gêneros, temas e autores. A metodologia utilizada será a Rotação por estações e os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve apresentação sobre lendas e mitos indígenas, destacando sua importância e a riqueza cultural que eles representam. Entregue aos alunos um texto impresso com algumas lendas para que eles possam ler em voz alta.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Leitura e interpretação

    Os alunos deverão ler e interpretar as lendas e mitos indígenas apresentados. Eles poderão registrar suas impressões e dúvidas em um caderno ou folha de papel.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Pesquisa e criação

    Deixe nessa estação outras lendas e mitos indígenas, para que os alunos possam utilizar como material de pesquisa. Eles devem ler e, em seguida, criar e ilustrar uma nova lenda ou mito indígena. Eles poderão usar materiais como lápis de cor, canetinhas e papel.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Dramatização e apresentação

    Os alunos deverão escolher uma das lendas ou mitos criados na estação anterior e, em grupos, deverão dramatizá-lo e apresentá-lo para a turma. Eles poderão utilizar recursos como fantoches, máscaras e adereços feitos com materiais disponíveis em sala de aula.

  5. Etapa 5 - Estação 4 - Avaliação e reflexão

    Os alunos deverão preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos _"Que bom", "Que pena" e "Que tal"_, expressando sua avaliação sobre a atividade, os gêneros trabalhados, a metodologia utilizada e os resultados obtidos. Utilize essas avaliações para refletir sobre a aula e fazer ajustes para as próximas atividades.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça uma síntese da aula e destaque os principais aprendizados e descobertas dos alunos. Você pode também sugerir outras atividades e leituras relacionadas ao tema para que os alunos possam se aprofundar ainda mais no assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de leitura, compreensão e interpretação de lendas e mitos indígenas;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de novas lendas e mitos;
  • Desenvolver a habilidade de avaliação e expressão de preferências por gêneros, temas e autores.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
  • Qualidade da leitura, interpretação e criação de lendas e mitos indígenas;
  • Qualidade da dramatização e apresentação dos grupos;
  • Coerência e qualidade da avaliação expressa no modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos;
  • Distribuir os materiais necessários para as atividades;
  • Orientar os alunos nas atividades propostas;
  • Avaliar e refletir sobre a aula e as atividades realizadas;
  • Sugerir outras atividades e leituras relacionadas ao tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Realizar a leitura, interpretação e criação de lendas e mitos indígenas de forma individual e em grupo;
  • Realizar a dramatização e apresentação dos grupos;
  • Expressar sua avaliação sobre a aula e as atividades realizadas preenchendo o modelo de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Colaborar com o desenvolvimento das atividades e com os demais colegas.