Aula sobre Lendas E Mitos Indigenas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Contextualize o tema, explicando a importância das lendas e mitos indígenas para a cultura brasileira. É importante destacar a diversidade dessas histórias, já que existem diferentes povos e etnias e cada uma delas possui suas próprias lendas e mitos. Se possível, utilize imagens e objetos que representem a cultura indígena para ilustrar a aula.

  1. Etapa 1 - Leitura compartilhada

    Faça a leitura compartilhada de uma lenda ou mito indígena, incentivando a participação dos alunos. É importante utilizar uma linguagem acessível e os alunos possam entender o texto. Durante a leitura, faça pausas para explicar palavras ou trechos difíceis.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Após a leitura, divida a turma em grupos para discutir sobre a história lida. Cada grupo pode ficar responsável por um aspecto da história, como os personagens, o cenário, o enredo e o desfecho. É importante fazer perguntas aos alunos para estimular a participação e para que eles possam expressar suas opiniões sobre a história.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs

    Para desenvolver a habilidade dos alunos em ler e compreender diferentes gêneros textuais, proponha que eles criem um modelo de Dinâmica dos 3 Qs. Nesse modelo, os alunos devem preencher os campos _Que bom__, que_ _pena e_ _q__ue tal_, expressando sua avaliação sobre a história lida e estabelecendo preferências por gêneros, temas e autores.

  4. Etapa 4 - Produção textual

    Com base nas discussões em grupo e no modelo de Dinâmica dos 3 Qs, os alunos devem produzir um texto sobre a lenda ou mito indígena lido. Oriente os alunos na escrita, incentivando o uso da criatividade e da imaginação.

  5. Etapa 5 - Socialização dos textos

    Após a produção textual, os alunos devem socializar seus textos com a turma. Faça uma roda de conversa para que os alunos possam fazer comentários sobre os textos produzidos pelos colegas.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Para avaliar a atividade, você pode utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs preenchido pelos alunos como ferramenta de avaliação. Além disso, é importante avaliar a participação dos alunos durante as discussões em grupo e na produção textual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de leitura e compreensão de diferentes gêneros textuais;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na produção textual;
  • Promover a socialização dos textos produzidos pelos alunos.

Critérios de avaliação

  • Uso adequado do modelo de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Participação nas discussões em grupo;
  • Qualidade da produção textual.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema;
  • Fazer a leitura compartilhada da lenda ou mito indígena;
  • Orientar os alunos na produção textual.

Ações do aluno

  • Participar das discussões em grupo;
  • Preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Produzir um texto sobre a lenda ou mito indígena lido.