Aula sobre Lendas Urbanas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Esta aula tem como objetivo apresentar aos alunos as lendas urbanas e suas características, além de explorar as histórias mais conhecidas e suas variações regionais. A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas será usada para incentivar os alunos a desenvolverem a criatividade e as habilidades de escrita.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente aos alunos uma lenda urbana conhecida e pergunte se alguém já ouviu falar sobre ela. Em seguida, peça aos alunos que reflitam sobre as características de uma lenda urbana.

  2. Etapa 2 - Exploração

    Divida os alunos em grupos e distribua diferentes lendas urbanas para cada grupo analisar e identificar suas características. Você deve orientá-los e auxiliá-los nesse processo.

  3. Etapa 3 - Formulação de hipóteses

    Cada grupo deverá criar uma hipótese sobre o que teria acontecido para que a lenda urbana analisada tenha surgido. Incentive a criatividade dos alunos e ajude-os a formular hipóteses.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os grupos deverão pesquisar sobre a lenda urbana que analisaram, buscando informações que comprovem ou refutem suas hipóteses. Oriente\-os na pesquisa e na organização das informações.

  5. Etapa 5 - Criação

    Cada grupo deverá criar uma nova versão da lenda urbana utilizando sua criatividade e as informações pesquisadas. Ajude-os na organização das ideias e na escrita do texto.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os grupos deverão apresentar suas novas versões das lendas urbanas para a turma. Você deve incentivar a participação de todos e auxiliá-los na apresentação.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos deverão preencher um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal?”, avaliando a atividade e o próprio desempenho. Avalie a participação, a criatividade e a qualidade das produções dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de escrita;
  • Incentivar a criatividade e o trabalho em grupo;
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e criatividade;
  • Qualidade da escrita dos textos produzidos;
  • Organização das informações pesquisadas;
  • Clareza e objetividade na apresentação.

Ações do professor

  • Orientar e auxiliar os alunos em todas as etapas da atividade;
  • Estimular a participação e a criatividade dos alunos;
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar da atividade e trabalhar em grupo;
  • Realizar pesquisa em fontes confiáveis;
  • Apresentar suas produções de forma clara e objetiva.