Aula sobre Lendas Urbanas

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O objetivo desta aula é trabalhar a habilidade de criação de contos e crônicas, utilizando as lendas urbanas como tema central. Para a realização da atividade será usada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, cujo objetivo é estimular a participação e a colaboração dos alunos na construção de seu conhecimento.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e sensibilização

    Inicie a aula com a apresentação do tema utilizando recursos analógicos, como histórias em quadrinhos e cartazes. Em seguida, pergunte aos alunos o que eles sabem sobre lendas urbanas e incentive\-os a compartilhar suas experiências.

  2. Etapa 2 - Construção do mapa conceitual

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entregue uma folha de papel A3 para cada grupo, que deverá construir um mapa conceitual sobre lendas urbanas contendo uma ideia central e 8 subtópicos com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema. Circule pela sala auxiliando na construção dos mapas e incentivando a participação de todos os alunos.

  3. Etapa 3 - Compartilhamento dos mapas

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e os subtópicos. Incentive a participação dos demais alunos fazendo perguntas e estimulando a reflexão sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Seleção da lenda urbana

    Após a apresentação dos mapas, cada grupo deverá escolher uma lenda urbana para trabalhar em seu conto ou crônica. Oriente os alunos na escolha da lenda, sugerindo que optem por aquela que mais despertou curiosidade e interesse.

  5. Etapa 5 - Elaboração do conto ou crônica

    Cada grupo deverá elaborar um conto ou crônica utilizando as informações do mapa conceitual. Auxilie na escrita do conto ou crônica sugerindo estratégias para a construção da história, como a criação de personagens e a definição de um ponto de vista narrativo.

  6. Etapa 6 - Socialização dos contos e crônicas

    Cada grupo deverá apresentar seu conto ou crônica para a turma utilizando recursos analógicos, como cartazes e dramatizações. Estimule a participação de todos os alunos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a atividade de acordo com os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar contos e crônicas;
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos na construção de seu conhecimento;
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em utilizar os conhecimentos sobre os constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada dos conhecimentos sobre os constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos;
  • Coerência e coesão da história criada pelos alunos;
  • Participação e colaboração na construção do mapa conceitual e na elaboração do conto ou crônica.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na construção do mapa conceitual;
  • Auxiliar na escrita do conto ou crônica;
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos na construção de seu conhecimento.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da construção do mapa conceitual;
  • Elaborar um conto ou crônica utilizando as informações contidas em seu mapa conceitual;
  • Apresentar a história para a turma.