Aula sobre Lendas Urbanas

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


As lendas urbanas são histórias populares contadas de geração em geração. Elas são adaptadas ao longo do tempo de acordo com as experiências e vivências dos indivíduos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que são lendas urbanas, seus elementos e características. Apresente alguns exemplos de lendas urbanas conhecidas pelos alunos.

  2. Etapa 2 - Estudo de Caso

    Apresente um estudo de caso de uma lenda urbana e peça que os alunos registrem as informações mais importantes em um template de infográfico que você vai distribuir. Os alunos devem completar as lacunas do infográfico com as informações sobre a lenda urbana estudada.

  3. Etapa 3 - Trabalho em grupo

    Os alunos devem se dividir em grupos e preencher o template de infográfico com as informações relevantes da lenda urbana.

  4. Etapa 4 - Criação de novas lendas urbanas

    Cada grupo deve criar uma nova lenda urbana, utilizando as características e os elementos estudados na aula. Os alunos devem escrever a história e desenhar as ilustrações em folhas de papel sulfite.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Os grupos devem compartilhar suas lendas urbanas com a turma. Você deve mediar a discussão e destacar semelhanças e diferenças entre as lendas criadas pelos alunos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o trabalho dos alunos de acordo com a criatividade, a organização e a clareza das informações apresentadas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância das lendas urbanas na cultura popular e incentivando os alunos a continuar criando histórias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de escrita criativa dos alunos;
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo;
  • Promover o aprendizado sobre as características das lendas urbanas.

Critérios de avaliação

  • Criatividade nas histórias criadas pelos alunos;
  • Organização das informações no template de infográfico;
  • Clareza na apresentação das lendas urbanas.

Ações do professor

  • Explicar os conceitos e os elementos das lendas urbanas;
  • Apresentar um estudo de caso para os alunos;
  • Mediar a discussão e avaliar o trabalho dos alunos.

Ações do aluno

  • Registrar as informações importantes no template de infográfico;
  • Trabalhar em grupo para estudar e criar a lenda urbana;
  • Apresentar a história criada para a turma.