Aula sobre Lendo Um Poema

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A atividade "Lendo um poema" é uma oportunidade para os alunos desenvolverem suas habilidades de leitura e interpretação de textos, além de trabalharem sua criatividade e imaginação.

Essa atividade estimula os alunos a identificarem as características dos poemas, como rima e métrica, e como elas afetam a mensagem que o autor está tentando transmitir.

A metodologia ativa Cultura Maker será aplicada nesta aula, e os alunos irão desenvolver diários de bordo contendo as etapas de Problema, Geração de Alternativas e Solução, para exercitar a habilidade de listar ideias para a produção de textos, considerando o tema e o assunto propostos.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie explicando o que são poemas e suas características. Explique que poemas podem ser lidos e interpretados de muitas maneiras diferentes, dependendo do leitor.

  2. Etapa 2 - Problema

    Divida a turma em grupos de quatro alunos cada e explique que eles irão trabalhar em conjunto para criar seus diários de bordo.

    Explique para os alunos que essa etapa da atividade requer que eles identifiquem o problema, que o poema aborda.

    Em seguida, entregue um poema a cada grupo e peça que encontrem o problema abordado.

    Cada grupo deve anotar suas ideias e justificativas em seus diários de bordo.


  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Nesta etapa, eles devem procurar por alternativas para lidar com o problema identificado no poema. Mostre exemplos de como outras pessoas lidaram com questões semelhantes e explique como eles podem aplicar essas ideias ao poema em questão.

    Cada grupo deve anotar as alternativas em seus diários de bordo.


  4. Etapa 4 - Solução

    Comece essa etapa pedindo para os alunos lerem suas anotações anteriores de seus diários de bordo e peça que eles escolham a melhor solução para o problema apresentado no poema. Ajude-os a refinar suas ideias e peça que cada grupo anote a solução final em seus diários de bordo.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Peça para cada grupo apresentar seu diário de bordo. Incentive os alunos a explicarem seu raciocínio e a mostrarem como chegaram a essa solução. Essa atividade permitirá que eles aprendam com seus colegas e desenvolvam suas habilidades interpessoais.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Peça para os alunos refletirem sobre o que aprenderam sobre a leitura e interpretação de poemas durante a atividade. Incentive que eles compartilhem suas reflexões em voz alta, com toda a turma.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Agradeça aos alunos pelo seu trabalho e deixe claro como essa atividade se relaciona com o restante do currículo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento das habilidades de leitura e interpretação de textos.
  • Desenvolvimento da criatividade e imaginação dos alunos.
  • Promover o trabalho em grupo e habilidades interpessoais dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação clara do problema e das alternativas geradas.
  • Solução apresentada de maneira lógica e fundamentada.
  • Participação ativa em grupo durante todas as etapas da atividade.
  • Habilidade de reflexão demonstrada durante a etapa final.
  • Uso correto e organizado do diário de bordo.

Ações do professor

  • Explicar claramente as etapas da atividade, bem como suas intenções.
  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas.
  • Ajudar os alunos a refinar suas ideias e soluções.
  • Incentivar os alunos a trabalharem juntos e ouvirem uns aos outros.
  • Proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para os alunos compartilharem suas ideias e reflexões.

Ações do aluno

  • Identificar claramente o problema apresentado no poema.
  • Gerar ideias lógicas e bem fundamentadas para resolver o problema apresentado.
  • Escolher uma solução final e explicar seu raciocínio.
  • Participar ativamente em grupo e ouvir as ideias dos outros membros.
  • Refletir sobre o que aprenderam e compartilhar suas reflexões com a turma.