Aula sobre Lendo Um Poema

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta atividade, vamos trabalhar a habilidade de leitura e interpretação de um poema em inglês.

A metodologia utilizada será a Design Sprint, em que os alunos preencherão um modelo com 5 etapas para desenvolver ideias sobre o tema, listando tópicos para a produção de textos autorais, considerando o tema e o assunto abordado.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece explicando o que é um poema e a importância de ler e interpretar um poema em Inglês. Um poema pode ser encontrado em diversos lugares, como em livros, revistas e até mesmo nas redes sociais. É uma forma de arte em que a linguagem é usada de maneira expressiva e criativa. Além disso, ao ler um poema, é possível interpretar as emoções e sentimentos que o autor quis transmitir. Este é um aspecto importante da habilidade de leitura e o objetivo é que os alunos desenvolvam essa habilidade de interpretar e criar seus próprios poemas de maneira mais criativa e expressiva.

    Em seguida, apresente aos alunos a metodologia Design Sprint e o objetivo da aula.


  2. Etapa 2 - Entender

    Nesta fase, os alunos irão entender o tema e seus subtópicos. Professor, explique o tema, apresentando exemplos e imagens para ilustrar. Enquanto isso, os alunos fazem anotações em seus cadernos.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos agora irão esboçar ideias sobre o tema. Eles podem utilizar desenhos, palavras-chave ou qualquer outra forma criativa de registro. Professor, estimule a criatividade e a originalidade.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Nesta fase, os alunos irão decidir quais ideias são mais relevantes e interessantes. O professor orienta os alunos a selecionarem as ideias mais relevantes para o tema.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Com as ideias selecionadas, os alunos vão prototipar, ou seja, criar um esboço de como serão as ideias desenvolvidas. O professor orienta os alunos a pensarem em como podem expressar essas ideias por meio de um poema em Inglês.

  6. Etapa 6 - Testar

    Por fim, os alunos testam as ideias, ou seja, escrevem o poema final utilizando as ideias selecionadas e prototipadas. Acompanhe e oriente os alunos nessa etapa, oferecendo dicas e sugestões para melhorar a escrita.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre pedindo que os alunos compartilhem seus poemas com a turma e incentive a discussão sobre as diferentes ideias e interpretações. Reforce também a importância da habilidade de leitura e interpretação de um poema em Inglês e como ela pode ser aplicada em diferentes situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar e interpretar um poema em Inglês.
  • Estimular a criatividade e originalidade dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de leitura e interpretação de um poema em Inglês.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade das ideias.
  • Coerência e relevância das ideias selecionadas.
  • Qualidade e clareza da escrita do poema.

Ações do professor

  • Apresentar a metodologia Design Sprint e explicar como será aplicada na atividade.
  • Orientar e acompanhar os alunos em cada etapa do processo.
  • Estimular a criatividade e originalidade dos alunos.
  • Oferecer dicas e sugestões para melhorar a escrita dos alunos.
  • Estimular a discussão e compreensão das diferentes ideias e interpretações dos poemas criados pelos alunos.

Ações do aluno

  • Anotar as ideias apresentadas pelo professor.
  • Esboçar as ideias sobre o tema e seus subtópicos.
  • Selecionar as ideias mais relevantes em grupo.
  • Prototipar as ideias selecionadas.
  • Escrever o poema final e compartilhar com a turma.