Aula sobre Lendo Um Poema
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Nesta atividade, vamos trabalhar a habilidade de leitura e interpretação de um poema em inglês.
A metodologia utilizada será a Design Sprint, em que os alunos preencherão um modelo com 5 etapas para desenvolver ideias sobre o tema, listando tópicos para a produção de textos autorais, considerando o tema e o assunto abordado.
Etapa 1 - Introdução
Comece explicando o que é um poema e a importância de ler e interpretar um poema em Inglês. Um poema pode ser encontrado em diversos lugares, como em livros, revistas e até mesmo nas redes sociais. É uma forma de arte em que a linguagem é usada de maneira expressiva e criativa. Além disso, ao ler um poema, é possível interpretar as emoções e sentimentos que o autor quis transmitir. Este é um aspecto importante da habilidade de leitura e o objetivo é que os alunos desenvolvam essa habilidade de interpretar e criar seus próprios poemas de maneira mais criativa e expressiva.Em seguida, apresente aos alunos a metodologia Design Sprint e o objetivo da aula.
Etapa 2 - Entender
Nesta fase, os alunos irão entender o tema e seus subtópicos. Professor, explique o tema, apresentando exemplos e imagens para ilustrar. Enquanto isso, os alunos fazem anotações em seus cadernos.Etapa 3 - Esboçar
Os alunos agora irão esboçar ideias sobre o tema. Eles podem utilizar desenhos, palavras-chave ou qualquer outra forma criativa de registro. Professor, estimule a criatividade e a originalidade.Etapa 4 - Decidir
Nesta fase, os alunos irão decidir quais ideias são mais relevantes e interessantes. O professor orienta os alunos a selecionarem as ideias mais relevantes para o tema.Etapa 5 - Prototipar
Com as ideias selecionadas, os alunos vão prototipar, ou seja, criar um esboço de como serão as ideias desenvolvidas. O professor orienta os alunos a pensarem em como podem expressar essas ideias por meio de um poema em Inglês.Etapa 6 - Testar
Por fim, os alunos testam as ideias, ou seja, escrevem o poema final utilizando as ideias selecionadas e prototipadas. Acompanhe e oriente os alunos nessa etapa, oferecendo dicas e sugestões para melhorar a escrita.Etapa 7 - Conclusão
Encerre pedindo que os alunos compartilhem seus poemas com a turma e incentive a discussão sobre as diferentes ideias e interpretações. Reforce também a importância da habilidade de leitura e interpretação de um poema em Inglês e como ela pode ser aplicada em diferentes situações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar e interpretar um poema em Inglês.
- Estimular a criatividade e originalidade dos alunos.
- Desenvolver a habilidade de leitura e interpretação de um poema em Inglês.
Critérios de avaliação
- Criatividade e originalidade das ideias.
- Coerência e relevância das ideias selecionadas.
- Qualidade e clareza da escrita do poema.
Ações do professor
- Apresentar a metodologia Design Sprint e explicar como será aplicada na atividade.
- Orientar e acompanhar os alunos em cada etapa do processo.
- Estimular a criatividade e originalidade dos alunos.
- Oferecer dicas e sugestões para melhorar a escrita dos alunos.
- Estimular a discussão e compreensão das diferentes ideias e interpretações dos poemas criados pelos alunos.
Ações do aluno
- Anotar as ideias apresentadas pelo professor.
- Esboçar as ideias sobre o tema e seus subtópicos.
- Selecionar as ideias mais relevantes em grupo.
- Prototipar as ideias selecionadas.
- Escrever o poema final e compartilhar com a turma.