Aula sobre Lendo Um Poema
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Um poema é uma forma de expressão artística que utiliza a linguagem escrita para transmitir emoções e sentimentos. Poemas podem ser encontrados em livros, revistas, músicas e até mesmo em publicações nas redes sociais.
O objetivo é ajudar os alunos a compreender a estrutura e os elementos de um poema, bem como a importância de listar ideias para a produção de textos. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, que combina atividades presenciais e online.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma introdução ao tema, explicando a importância de aprender a ler um poema e listar ideias para a produção de textos.Etapa 2 - Exploração do poema
Os alunos farão uma leitura individual de um poema selecionado pelo professor.Em seguida, conduza uma leitura em voz alta, discutindo o significado do poema e identificando seus elementos, como rimas, métricas e figuras de linguagem.
Etapa 3 - Criação de um modelo
Em grupo, os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para refletir sobre o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Listagem de ideias
Cada grupo escolherá um tema e listará ideias para a produção de um texto autoral, relacionado ao poema lido anteriormente. O modelo de registro de aprendizagem será utilizado para registrar as ideias de cada grupo.Etapa 5 - Produção de texto
Os alunos escreverão um texto relacionado ao tema escolhido, utilizando as ideias listadas pelo seu grupo. O modelo de registro de aprendizagem deve ajudar na organização do texto.Etapa 6 - Compartilhamento
Os alunos apresentarão seus textos para a turma, discutindo as ideias listadas pelos grupos e como elas foram utilizadas na produção do texto.Etapa 7 - Conclusão
Conclua ressaltando a importância de listar ideias para a produção de textos e como a leitura de um poema pode ser uma fonte de inspiração para essa prática.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender a estrutura e os elementos de um poema
- Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos poéticos
- Listar ideias para a produção de textos, considerando o tema e o assunto
Critérios de avaliação
- Participação na leitura em dupla e discussão do poema
- Participação na criação do modelo de registro de aprendizagem
- Listagem de ideias relacionadas ao tema escolhido
- Qualidade e organização do texto produzido
- Participação na apresentação do texto para a turma
Ações do professor
- Selecionar um poema adequado para a idade dos alunos
- Orientar a criação do modelo de registro de aprendizagem
- Auxiliar na listagem de ideias relacionadas ao tema escolhido
- Dar feedback individual aos alunos sobre a qualidade de seus textos
- Estimular o debate e troca de ideias entre os alunos durante a apresentação dos textos
Ações do aluno
- Ler o poema selecionado pelo professor
- Participar da criação do modelo de registro de aprendizagem
- Listar ideias relacionadas ao tema escolhido
- Produzir um texto relacionado ao tema e utilizando as ideias listadas pelo grupo
- Apresentar seu texto para a turma e participar do debate em grupo.