Aula sobre Lendo Um Poema

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nesta atividade, os alunos aprenderão como ler um poema e listar ideias para a produção de textos, considerando o tema e o assunto.

Um poema é uma forma de expressão artística que utiliza a linguagem escrita para transmitir emoções e sentimentos. Poemas podem ser encontrados em livros, revistas, músicas e até mesmo em publicações nas redes sociais.

O objetivo é ajudar os alunos a compreender a estrutura e os elementos de um poema, bem como a importância de listar ideias para a produção de textos. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, que combina atividades presenciais e online.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma introdução ao tema, explicando a importância de aprender a ler um poema e listar ideias para a produção de textos.

  2. Etapa 2 - Exploração do poema

    Os alunos farão uma leitura individual de um poema selecionado pelo professor.

    Em seguida, conduza uma leitura em voz alta, discutindo o significado do poema e identificando seus elementos, como rimas, métricas e figuras de linguagem.


  3. Etapa 3 - Criação de um modelo

    Em grupo, os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para refletir sobre o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Listagem de ideias

    Cada grupo escolherá um tema e listará ideias para a produção de um texto autoral, relacionado ao poema lido anteriormente. O modelo de registro de aprendizagem será utilizado para registrar as ideias de cada grupo.

  5. Etapa 5 - Produção de texto

    Os alunos escreverão um texto relacionado ao tema escolhido, utilizando as ideias listadas pelo seu grupo. O modelo de registro de aprendizagem deve ajudar na organização do texto.

  6. Etapa 6 - Compartilhamento

    Os alunos apresentarão seus textos para a turma, discutindo as ideias listadas pelos grupos e como elas foram utilizadas na produção do texto.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua ressaltando a importância de listar ideias para a produção de textos e como a leitura de um poema pode ser uma fonte de inspiração para essa prática.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender a estrutura e os elementos de um poema
  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos poéticos
  • Listar ideias para a produção de textos, considerando o tema e o assunto

Critérios de avaliação

  • Participação na leitura em dupla e discussão do poema
  • Participação na criação do modelo de registro de aprendizagem
  • Listagem de ideias relacionadas ao tema escolhido
  • Qualidade e organização do texto produzido
  • Participação na apresentação do texto para a turma

Ações do professor

  • Selecionar um poema adequado para a idade dos alunos
  • Orientar a criação do modelo de registro de aprendizagem
  • Auxiliar na listagem de ideias relacionadas ao tema escolhido
  • Dar feedback individual aos alunos sobre a qualidade de seus textos
  • Estimular o debate e troca de ideias entre os alunos durante a apresentação dos textos

Ações do aluno

  • Ler o poema selecionado pelo professor
  • Participar da criação do modelo de registro de aprendizagem
  • Listar ideias relacionadas ao tema escolhido
  • Produzir um texto relacionado ao tema e utilizando as ideias listadas pelo grupo
  • Apresentar seu texto para a turma e participar do debate em grupo.