Aula sobre Lendo Um Poema

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta atividade, trabalharemos a habilidade de ler um poema e de listar ideias para a produção de textos, considerando o tema e o assunto. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa de Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema abordado.

Um exemplo prático é a leitura de um poema famoso, como "O Corvo" de Edgar Allan Poe, e a criação de uma lista de ideias sobre o significado do poema (por exemplo, citando o que cada estrofe representa e como as palavras foram usadas para criar efeitos linguísticos).


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente aos alunos a importância de ler um poema e de listar ideias para a produção de textos. Mostre um poema famoso, como "O Corvo" de Edgar Allan Poe, para que os alunos façam a leitura em conjunto.

  2. Etapa 2 - Criação do jogo

    Divida a turma em grupos de quatro a cinco alunos e explique as regras do jogo.

    Cada grupo criará oito cartas com perguntas e oito cartas com afirmações relacionadas ao poema lido.


  3. Etapa 3 - Desenvolvimento do jogo

    Os grupos terão um tempo para desenvolver e criar seu jogo.

    Professor, circular pela sala, ajudando os alunos em suas dúvidas.


  4. Etapa 4 - Jogo

    Cada grupo irá jogar o jogo criado pelos outros grupos, trocando ideias e aprendendo mais sobre o poema "O Corvo".

  5. Etapa 5 - Análise e interpretação do poema

    Após o jogo, incentive os alunos a fazerem uma análise mais detalhada do poema, discutindo o significado de cada estrofe e como as palavras foram utilizadas para criar efeitos linguísticos.

  6. Etapa 6 - Lista de ideias

    Os alunos farão uma lista de ideias para a produção de um texto autoral, considerando o tema e o assunto do poema estudado.

    Em seguida, eles irão usar a lista como inspiração para criar suas próprias histórias ou poemas.


  7. Etapa 7 - Apresentação das produções

    Os alunos apresentarão suas produções para a turma, mostrando como utilizaram as ideias listadas para criar seus próprios textos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de leitura e interpretação de poemas
  • Fomentar a criatividade e a capacidade de produzir textos
  • Estimular o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos
  • Desenvolver habilidades de comunicação e expressão

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a criação do jogo e a análise do poema
  • Qualidade e originalidade das ideias listadas pelos alunos
  • Qualidade das produções apresentadas pelos alunos
  • Capacidade de trabalho em equipe e cooperação entre os alunos

Ações do professor

  • Apresentar o tema e motivar os alunos a se envolverem na atividade
  • Explicar as regras do jogo e ajudar os grupos com dúvidas
  • Orientar os alunos na análise e interpretação do poema
  • Estimular a criatividade dos alunos na lista de ideias e nas produções apresentadas

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo e da análise do poema
  • Trabalhar em equipe para criar o jogo e as produções
  • Utilizar a criatividade na lista de ideias e nas produções apresentadas
  • Interagir com os colegas durante o jogo e a apresentação das produções