Aula sobre Lendo Um Poema

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta atividade, os alunos vão aprender a ler um poema, visando listar ideias para a produção de textos autorais sobre o tema do poema.

O poema é uma forma de expressão artística que pode ser encontrada em diversos lugares do cotidiano dos estudantes, como em músicas, filmes e até mesmo na publicidade.

Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos realizarão diferentes atividades relacionadas ao tema.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o objetivo da aula e explique o que é um poema, suas características, e como ele pode ser encontrado no cotidiano dos estudantes.

  2. Etapa 2 - Estações

    Divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

    _Estação 1: Ler um poema_

    O objetivo desta estação é trabalhar a habilidade de ler e interpretar um poema.

    Professor, disponibilize uma seleção de poemas para que os alunos possam escolher um para ler e interpretar. Em seguida, eles deverão apresentar aos colegas do próprio grupo o que entenderam do poema.

    _Estação 2: Escrever um poema_

    O objetivo desta estação é desenvolver a habilidade de criar um poema.

    Professor, disponibilize algumas dicas para criação de poemas para que os alunos escrevam um poema sobre o tema proposto.

    _Estação 3: Analisar um poema_

    O objetivo desta estação é analisar os diferentes elementos que compõem um poema.

    Professor, selecione um poema para que os alunos analisem e discutam em grupo sobre os elementos presentes, como rima, métrica, entre outros.


  3. Etapa 3 - Socialização

    Ao final de todas as estações, os alunos apresentam para toda a turma o que aprenderam e produziram em cada estação.

    Professor, incentive a participação de todos os alunos e fomente o diálogo para compartilharem suas experiências.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de leitura e interpretação de um poema.
  • Desenvolver a habilidade de criar um poema.
  • Analisar os diferentes elementos que compõem um poema.
  • Trabalhar a socialização e a troca de experiências entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Habilidade em ler e interpretar um poema.
  • Habilidade em criar um poema.
  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Respeito às opiniões e produções dos colegas.
  • Uso correto da língua inglesa.

Ações do professor

  • Apresentar a aula e explicar o que é um poema.
  • Disponibilizar material e dicas para os alunos produzirem seus poemas.
  • Incentivar a participação ativa de todos os alunos nas atividades propostas.
  • Fomentar o diálogo entre os alunos para compartilharem suas experiências.
  • Avaliar as produções dos alunos e dar feedback construtivo.

Ações do aluno

  • Escolher um poema para ler e interpretar.
  • Escrever um poema sobre o tema proposto.
  • Analisar um poema e discutir em grupo sobre os elementos presentes.
  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Respeitar as opiniões e produções dos colegas.