Aula sobre Lendo Um Poema
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O poema é uma forma de expressão artística que pode ser encontrada em diversos lugares do cotidiano dos estudantes, como em músicas, filmes e até mesmo na publicidade.
Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos realizarão diferentes atividades relacionadas ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o objetivo da aula e explique o que é um poema, suas características, e como ele pode ser encontrado no cotidiano dos estudantes.Etapa 2 - Estações
Divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema._Estação 1: Ler um poema_
O objetivo desta estação é trabalhar a habilidade de ler e interpretar um poema.
Professor, disponibilize uma seleção de poemas para que os alunos possam escolher um para ler e interpretar. Em seguida, eles deverão apresentar aos colegas do próprio grupo o que entenderam do poema.
_Estação 2: Escrever um poema_
O objetivo desta estação é desenvolver a habilidade de criar um poema.
Professor, disponibilize algumas dicas para criação de poemas para que os alunos escrevam um poema sobre o tema proposto.
_Estação 3: Analisar um poema_
O objetivo desta estação é analisar os diferentes elementos que compõem um poema.
Professor, selecione um poema para que os alunos analisem e discutam em grupo sobre os elementos presentes, como rima, métrica, entre outros.
Etapa 3 - Socialização
Ao final de todas as estações, os alunos apresentam para toda a turma o que aprenderam e produziram em cada estação.Professor, incentive a participação de todos os alunos e fomente o diálogo para compartilharem suas experiências.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de leitura e interpretação de um poema.
- Desenvolver a habilidade de criar um poema.
- Analisar os diferentes elementos que compõem um poema.
- Trabalhar a socialização e a troca de experiências entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Habilidade em ler e interpretar um poema.
- Habilidade em criar um poema.
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Respeito às opiniões e produções dos colegas.
- Uso correto da língua inglesa.
Ações do professor
- Apresentar a aula e explicar o que é um poema.
- Disponibilizar material e dicas para os alunos produzirem seus poemas.
- Incentivar a participação ativa de todos os alunos nas atividades propostas.
- Fomentar o diálogo entre os alunos para compartilharem suas experiências.
- Avaliar as produções dos alunos e dar feedback construtivo.
Ações do aluno
- Escolher um poema para ler e interpretar.
- Escrever um poema sobre o tema proposto.
- Analisar um poema e discutir em grupo sobre os elementos presentes.
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Respeitar as opiniões e produções dos colegas.