Aula sobre Lendo Um Poema

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, trabalharemos a habilidade de leitura e interpretação de poemas com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.

O poema é uma forma de expressão artística que pode ser encontrada em diversos lugares: em livros, músicas, filmes e até mesmo nas redes sociais. O objetivo é incentivar os alunos a apreciarem e compreenderem a oportunidade de explorar as emoções, opiniões e ideias que um poema pode despertar.


  1. Etapa 1 - Envio do material de estudo e preparação (antes do dia da atividade)

    Os alunos devem receber o poema que será trabalhado na aula com antecedência e devem ler o poema em casa. Professor, oriente-os a sublinhar as palavras e expressões que geraram dúvida ou que mais chamaram atenção e geraram emoções, opiniões e ideias.

  2. Etapa 2 - Criação do Modelo de Dinâmica dos 3 Qs (antes do dia da atividade)

    Os alunos vão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", referente ao poema estudado. O objetivo é que eles registrem suas impressões pessoais sobre o poema.

  3. Etapa 3 - Introdução ao Tema (no dia da atividade)

    Apresente a aula e contextualize o tema, dando exemplos sobre como a poesia pode ser encontrada em diversos lugares. Explique o conceito da Dinâmica dos 3 Qs e como ele continuará sendo utilizado na atividade.

  4. Etapa 4 - Roda de Conversa

    Os grupos vão compartilhar com a turma as suas percepções sobre o poema e o que registraram no modelo. Professor, promova uma conversa sobre as percepções dos alunos, estimulando-os a falar sobre o que mais chamou a atenção e os levou a pensar.

  5. Etapa 5 - Produção Textual

    Com as discussões e percepções feitas pelos grupos e pela turma, os alunos devem produzir um texto a partir do tema, utilizando as ideias do modelo. Professor, reforce a importância da organização das informações e da estrutura textual.

  6. Etapa 6 - Fechamento da atividade

    Encerre reforçando o conteúdo trabalhado, a importância da poesia e da metodologia aplicada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de leitura e interpretação de poemas;
  • Estimular a expressão de opiniões, emoções e ideias a partir de uma leitura literária;
  • Fazer com que os alunos utilizem o modelo de Dinâmica dos 3 Qs como uma ferramenta de reflexão e avaliação, dentro e fora da sala de aula;
  • Desenvolver a habilidade de escrita textual.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos nas atividades propostas;
  • Utilização adequada do modelo de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Coesão e coerência do texto produzido;
  • Utilização das ideias discutidas na roda de conversa;
  • Aplicação das normas de gramática e ortografia.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia ativa a ser aplicada;
  • Orientar os alunos sobre a Dinâmica dos 3 Qs;
  • Mediador de discussões na roda de conversa;
  • Oferecer feedbacks construtivos sobre o texto produzido;
  • Estimular a reflexão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Ler o poema em casa e sublinhar as ideias que mais chamaram atenção;
  • Criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Participar da roda de conversa e compartilhar as ideias do grupo;
  • Produzir um texto utilizando as ideias discutidas e as percepções registradas no modelo.