Aula sobre Lendo Um Titulo

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Na vida cotidiana, é comum nos depararmos com textos em língua inglesa. Uma habilidade importante para compreendê-los é a capacidade de antecipar o sentido global do texto a partir de informações como o título, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.

Nesta atividade, será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão um fanzine para desenvolver o tema e seus subtópicos. A atividade visa desenvolver a habilidade dos alunos em antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie apresentando aos alunos a importância de saber antecipar o sentido global de textos em língua inglesa. Em seguida, mostre exemplos de como isso pode ser aplicado no cotidiano, como em leituras de notícias em língua inglesa, análise de títulos de filmes e séries, entre outros.

  2. Etapa 2 - Apresentação do projeto do fanzine

    Apresente aos alunos o projeto do fanzine, explicando como eles deverão desenvolver o tema e seus subtópicos em cada uma das partes.

  3. Etapa 3 - Escolha do tema

    Em grupos, os alunos deverão escolher um tema para desenvolverem o fanzine.

    Professor, guie a escolha, apresentando sugestões de temas que despertem o interesse dos estudantes.


  4. Etapa 4 - Pesquisa e seleção de informações

    Os alunos deverão realizar uma pesquisa em Inglês sobre o tema escolhido e selecionar as informações mais importantes para desenvolverem em cada uma das partes do fanzine.

  5. Etapa 5 - Criação do fanzine

    Os alunos deverão iniciar a criação do fanzine em uma folha A4 dividida em 8 partes.

    Professor, oriente-os em relação à organização das informações, ao uso de imagens e à criatividade na elaboração do fanzine.


  6. Etapa 6 - Exposição e apresentação dos fanzines

    Os alunos apresentarão seus fanzines para os demais colegas da turma.

    Professor, faça perguntas para os estudantes sobre o tema, incentivando a comunicação em língua inglesa.


  7. Etapa 7 - Reflexão e feedback

    Promova uma reflexão sobre a atividade, incentivando os alunos a pensarem sobre o que aprenderam, as dificuldades encontradas e o que poderiam ter feito de forma diferente. Também ofereça um feedback para cada um dos grupos em relação à sua fanzine.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências.
  • Estimular a pesquisa em língua inglesa como forma de buscar informações relevantes para a elaboração do fanzine.
  • Desenvolver a criatividade e a organização dos alunos na elaboração do fanzine.

Critérios de avaliação

  • Clareza na exposição do tema escolhido no fanzine.
  • Criatividade na elaboração do fanzine, com uso adequado de imagens e organização das informações.
  • Uso correto da língua inglesa na comunicação com os colegas e na elaboração do fanzine.

Ações do professor

  • O professor irá apresentar o tema e o projeto do fanzine de forma clara e objetiva.
  • Orientará os alunos na escolha do tema, na pesquisa e seleção das informações e na elaboração do fanzine.
  • Estimulará os alunos a se comunicarem em língua inglesa na exposição de seus fanzines.

Ações do aluno

  • Escolher o tema em conjunto com os colegas.
  • Realizar uma pesquisa em língua inglesa sobre o tema escolhido.
  • Criar um fanzine em papel A4 dividido em 8 partes, desenvolvendo o tema e seus subtópicos em cada uma das partes.