Aula sobre Lendo Um Titulo

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre a importância de ler títulos para antecipar o sentido de textos em língua inglesa. Essa habilidade é fundamental para a compreensão de textos mais longos e complexos.

Para contextualizar, apresente exemplos de títulos de notícias em Inglês e como eles podem ajudar no entendimento do conteúdo da matéria.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e a importância de ler títulos em língua inglesa para antecipar o sentido de textos mais longos. Discuta exemplos de títulos de notícias em Inglês com a turma e incentive-os a pensar sobre como podem inferir o sentido do texto a partir desses títulos.

  2. Etapa 2 - Introdução à metodologia Design Sprint

    Explique aos alunos como funciona a metodologia Design Sprint e apresente o modelo com as 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar, testar.

    Explique que eles irão aplicar essas etapas para desenvolver o tema sobre "Lendo um título" e seus subtópicos.


  3. Etapa 3 - Entender

    Peça aos alunos que pesquisem sobre a importância de ler títulos em Inglês para antecipar o sentido de textos maiores. Eles devem compartilhar as informações aprendidas com a turma e discutir os pontos mais relevantes.

  4. Etapa 4 - Esboçar

    Utilizando o conhecimento adquirido, os alunos devem criar sugestões de títulos para textos fictícios em Inglês, considerando a relação entre o título e o sentido do texto. Em seguida, devem compartilhar suas ideias com a turma.

  5. Etapa 5 - Decidir

    A turma deve decidir em conjunto qual dos títulos criados será utilizado para um pequeno texto em inglês elaborado pelo professor.

  6. Etapa 6 - Prototipar

    Utilizando o título escolhido na etapa anterior, os alunos devem criar um pequeno texto em inglês, antecipando o sentido do texto a partir do título. Eles devem compartilhar seus textos com a turma.

  7. Etapa 7 - Testar

    Os alunos devem trocar os textos criados e ler o texto do colega. Eles devem antecipar o sentido do texto a partir do título e comparar com o escrito. Após, devem discutir em grupo como o título ajudou na compreensão do texto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Incentivar a leitura em língua inglesa;
  • Desenvolver a habilidade em antecipar o sentido global de textos em língua inglesa;
  • Utilizar metodologia ativa para promover a participação e engajamento dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração na discussão do tema;
  • Capacidade de criar títulos relevantes e adequados a textos em Inglês;
  • Habilidade em antecipar o sentido global de textos a partir dos títulos;
  • Qualidade do texto criado utilizando a metodologia Design Sprint.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema;
  • Explicar a metodologia Design Sprint de forma clara e objetiva;
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e compartilhar informações sobre o tema;
  • Criar sugestões de títulos relevantes e adequados a textos em Inglês;
  • Criar pequenos textos utilizando a metodologia Design Sprint.