Aula sobre Lendo Um Titulo

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nesta atividade, vamos trabalhar a habilidade de antecipação do sentido global de textos em língua inglesa por meio de inferências a partir da leitura de títulos, essencial para a compreensão de textos mais complexos, já que os títulos costumam trazer informações importantes sobre o assunto abordado.

Além disso, a metodologia utilizada nesta aula será o Ensino Híbrido, em que os alunos criarão um registro de aprendizagem, com base nos campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Através dessa metodologia, iremos estimular a participação ativa dos alunos em seu próprio processo de aprendizagem.


  1. Etapa 1 - Check-in

    Apresente o tema da aula (Lendo um título) e os objetivos para os estudantes, pedindo que registrem suas expectativas para a aula e expliquem o que já sabem sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Explorando os títulos

    Distribua para os alunos uma lista de títulos em Inglês e peça que eles identifiquem palavras-chave e façam inferências sobre o conteúdo do texto a partir do título.

    Em seguida, eles devem compartilhar suas respostas em pequenos grupos.


  3. Etapa 3 - Identificando o tema principal

    Apresente um texto em Inglês para a turma e peça que leiam apenas o título e a primeira e última frase de cada parágrafo, para identificar o tema principal. Em seguida, eles devem compartilhar suas respostas em pequenos grupos.

  4. Etapa 4 - Criando um modelo de registro de aprendizagem

    Explique aos alunos que eles criarão um modelo de registro de aprendizagem baseado nos campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

    O modelo deve conter espaços para anotações sobre o título, palavras-chave, inferências e tema principal. Em grupos, os alunos criam seus próprios modelos.


  5. Etapa 5 - Desenvolvendo o registro de aprendizagem

    Os alunos trabalham em seus registros de aprendizagem, preenchendo os campos de Check-in e Check-out conforme o tema e seus subtópicos selecionados.

    Professor, circule pela sala, sanando dúvidas e auxiliando nos registros.


  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos compartilham suas anotações em pequenos grupos e depois em um grupo maior, discutindo as inferências feitas e os temas abordados.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma reflexão sobre a aula, destacando os pontos principais e reforçando a importância da habilidade de antecipação do sentido global de textos em língua inglesa. Os alunos fazem uma autoavaliação sobre a aprendizagem enquanto você, professor, registra as observações finais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de antecipação do sentido global de textos em língua inglesa.
  • Estimular a participação ativa dos alunos em seu próprio processo de aprendizagem.
  • Fornecer uma metodologia ativa e diferenciada para o ensino de Inglês.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta de palavras-chave nos títulos.
  • Identificação correta do tema principal a partir do título, primeiras e últimas frases de parágrafos.
  • Preenchimento adequado dos campos de Check-in e Check-out no registro de aprendizagem.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Autoavaliação da aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da atividade.
  • Distribuir e explicar as atividades propostas.
  • Circular pela sala, auxiliando nos registros de aprendizagem e sanando dúvidas.
  • Fazer uma reflexão sobre a aula ao final.
  • Registrar as observações finais.

Ações do aluno

  • Identificar palavras-chave e inferir sobre o conteúdo do texto a partir do título.
  • Identificar o tema principal a partir do título, primeiras e últimas frases de parágrafos.
  • Criar um modelo de registro de aprendizagem baseado em campos de Check-in e Check-out.
  • Desenvolver o registro de aprendizagem conforme o tema e seus subtópicos.
  • Participar ativamente das atividades em grupo e fazer uma autoavaliação da aprendizagem.