Aula sobre Lendo Um Titulo

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Na atividade, os alunos serão capacitados a antecipar os sentidos globais em textos em língua inglesa por meio de inferências. Eles aprenderão a observar os títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.

A metodologia escolhida é a Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre um tema ou problemática. Isso tornará a aula mais envolvente e didática. Como exemplo prático, podemos utilizar a leitura de títulos de notícias em Inglês e discutir o que os alunos acham que o artigo deve abordar, a partir das informações obtidas no título.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando a importância da inferência para a leitura de títulos em textos em língua inglesa. Em seguida, mostre exemplos de títulos que chamem a atenção dos alunos e estimulem a curiosidade, como títulos de notícias ou trechos de livros.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para a criação do jogo. Cada grupo deverá escolher um tema ou problemática para ser trabalhado no jogo, como meio ambiente ou cultura pop.

  3. Etapa 3 - Criação das cartas

    Forneça aos alunos cartões em branco e canetas. Cada grupo deverá criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema escolhido.

    As perguntas devem ter como base informações que podem ser inferidas a partir do título ou de outras pistas no texto, enquanto as afirmações devem ser verdadeiras ou falsas.


  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Os grupos apresentarão seus jogos para a turma, explicando as regras e jogando uma rodada com a participação dos colegas.

  5. Etapa 5 - Discussão sobre a aplicação da metodologia

    Ao final da atividade, discuta com a turma como a metodologia da Gamificação foi aplicada e os benefícios que ela trouxe para a compreensão de títulos em textos em língua inglesa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a curiosidade e criatividade dos alunos;
  • Promover a compreensão de títulos em textos em língua inglesa por meio de inferências;
  • Desenvolver habilidades de leitura em língua inglesa;
  • Trabalhar em equipe e colaboração entre os colegas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo;
  • Qualidade das perguntas e afirmações no jogo;
  • Capacidade de antecipar o sentido global de um texto por meio de inferências.

Ações do professor

  • Apresentar a importância da leitura de títulos em textos em língua inglesa;
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na criação do jogo;
  • Estimular a discussão e reflexão sobre a aplicação da metodologia.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo;
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas;
  • Antecipar o sentido global de um texto por meio de inferências.