Aula sobre Lendo Um Titulo

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os títulos são a primeira impressão que temos do texto e são fundamentais para entender o que vamos ler.

Em nosso cotidiano, os títulos estão presentes em diversos lugares, como em notícias, livros, filmes, entre outros.

Nessa atividade, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações para desenvolver a habilidade de antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e apresente aos alunos exemplos de títulos em Inglês de notícias, livros, filmes, entre outros, contextualizando a importância de ler títulos.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes, que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

    Estação 1:

    Na primeira estação, os alunos lerão títulos de notícias e terão que inferir sobre o assunto que será abordado na matéria.

    Estação 2:

    Na segunda estação, os alunos lerão títulos de livros e terão que inferir sobre o conteúdo do livro.

    Estação 3:

    Na terceira estação, os alunos assistirão a trailers de filmes e terão que inferir sobre a trama do filme.


  3. Etapa 3 -

    Os grupos trocam de estações e repetem o processo da etapa anterior.

  4. Etapa 4 -

    Os alunos retornam a suas mesas e o professor distribui exemplares de diferentes textos em inglês com títulos, primeiras e últimas frases dos parágrafos e palavras-chave repetidas.

    Os alunos terão que antecipar o conteúdo do texto, utilizando as habilidades trabalhadas nas estações.


  5. Etapa 5 -

    Os alunos compartilham suas inferências e o professor deve mediar a discussão, promovendo a troca de ideias e a correção das interpretações.

  6. Etapa 6 -

    Faça um resumo e reforce a importância de observar os títulos para compreender o sentido global dos textos em Inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Proporcionar a prática da língua inglesa de forma lúdica e contextualizada.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de inferir o conteúdo de textos em língua inglesa a partir da leitura de títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.
  • Participação ativa e colaborativa nas atividades em grupo.
  • Utilização adequada da língua inglesa durante as discussões.

Ações do professor

  • Mediar a discussão entre os alunos, promovendo a troca de ideias e corrigindo interpretações equivocadas.
  • Apresentar exemplos práticos de títulos de diferentes fontes para contextualizar a importância de ler títulos.
  • Distribuir textos em Inglês com títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas para a prática da habilidade trabalhada.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Inferir o conteúdo de textos em inglês a partir da leitura de títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.
  • Compartilhar suas inferências em duplas e discutir a interpretação dos colegas.