Aula sobre Lendo Um Titulo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Ler um título corretamente é fundamental para se ter uma ideia geral do que será tratado em um texto. Essa habilidade é essencial para aprender e utilizar a língua inglesa.

O tema será explorado por meio da metodologia Sala de Aula Invertida, na qual os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos a importância de ler um título corretamente e quais são as estratégias utilizadas para isso. Em seguida, mostre alguns exemplos de títulos e explique o que eles podem significar.

    Para ilustrar a importância desse tema, você pode apresentar aos alunos algumas capas de revistas ou jornais em Inglês, destacando como o título pode atrair ou não a atenção do leitor.


  2. Etapa 2 - Exposição

    Ofereça uma lista de palavras que os alunos podem encontrar nos títulos em Inglês e explique seus significados. Dê exemplos de títulos que possuem essas palavras e que podem ser encontrados em jornais, revistas e sites em Inglês.

  3. Etapa 3 - Prática

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá uma lista de títulos em Inglês, com a tarefa de identificar as palavras-chave e as possíveis ideias que podem ser tratadas nos textos. Em seguida, devem produzir um pequeno resumo do que eles pensam que o texto pode tratar.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Explique a dinâmica dos 3 Qs e como os alunos irão utilizá-la para avaliar a atividade.

  5. Etapa 5 - Criar o Modelo

    Os alunos devem criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: "Que bom", "Que pena" e "Que tal" para avaliar a atividade.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos devem avaliar a atividade utilizando o modelo criado por eles. Discuta com a turma os resultados e as possíveis melhorias para atividades futuras.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Finalize a aula fazendo uma revisão dos tópicos abordados, destacando a importância de ler um título corretamente e as estratégias utilizadas para isso.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de leitura em Inglês
  • Incentivar a criatividade e a colaboração entre os alunos
  • Estimular a reflexão crítica sobre a atividade realizada
  • Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de análise textual
  • Proporcionar uma experiência dinâmica e participativa em sala de aula

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das palavras-chave dos títulos
  • Produção de um resumo coerente do que o texto pode tratar
  • Criação de um modelo de Dinâmica dos 3 Qs adequado para avaliar a atividade
  • Participação ativa na discussão dos resultados da avaliação
  • Compreensão das estratégias para ler títulos em Inglês

Ações do professor

  • Apresentar os conceitos e estratégias de leitura de títulos em Inglês
  • Propor atividades práticas que estimulem a leitura e a interpretação
  • Explicar a dinâmica dos 3 Qs e orientar os alunos na criação do modelo
  • Conduzir a discussão sobre os resultados da avaliação
  • Oferecer feedback individual aos alunos

Ações do aluno

  • Identificar as palavras-chave dos títulos
  • Produzir um resumo do que o texto pode tratar
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs adequado para avaliar a atividade
  • Participar da discussão sobre os resultados da avaliação
  • Realizar a autoavaliação utilizando o modelo criado.