Aula sobre Linguagem Algebrica Variavel E Incognita

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Contextualize o assunto para os alunos. Explique que a linguagem algébrica é uma forma de representar relações matemáticas por meio de símbolos e letras. Mostre exemplos de situações cotidianas em que a linguagem algébrica é utilizada, como em fórmulas de física e em cálculos financeiros.

Objetivo:

Desenvolver a habilidade dos alunos em "Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, para expressar relação entre duas grandezas, diferenciando-a da ideia de incógnita."


  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Apresente uma situação-problema que envolva a linguagem algébrica e peça para os alunos tentarem resolvê-la em grupos de até 4 alunos. Exemplo: "Se x + 3 = 7, qual é o valor de x?"

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Peça aos alunos para discutir em grupo as soluções encontradas para a situação-problema apresentada por você. O objetivo é estimular a colaboração e a troca de ideias entre eles.

  3. Etapa 3 - Apresentação das soluções

    Reserve um momento para que cada grupo apresente a solução encontrada para a situação-problema. Estimule a discussão e a análise crítica das soluções apresentadas.

  4. Etapa 4 - Introdução ao tema

    Introduza o tema da aula, explicando com mais profundidade o conceito de variável e incógnita na linguagem algébrica.

  5. Etapa 5 - Criação do modelo de avaliação por pares

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar um modelo de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Cada grupo irá avaliar a atividade do outro grupo, registrando os pontos da avaliação no modelo criado. Estimule a discussão e a análise crítica dos critérios de avaliação apresentados.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre a importância da linguagem algébrica na resolução de problemas matemáticos em diferentes áreas do conhecimento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade de compreensão e interpretação de símbolos e letras na linguagem algébrica.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do modelo de avaliação por pares.
  • Promover a autonomia dos alunos na construção de argumentos e resolução de problemas.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em resolver problemas que envolvam linguagem algébrica.
  • Participação e colaboração dos alunos durante as atividades e discussão em grupo.
  • Criação e realização da avaliação entre pares.

Ações do professor

  • Estimular a colaboração e a troca de ideias entre os alunos.
  • Orientar os alunos na criação do modelo de avaliação por pares.
  • Acompanhar e orientar os alunos durante a discussão e resolução de problemas.
  • Avaliar os alunos e sanar as dúvidas deles.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar o modelo de avaliação por pares.
  • Resolver as situações-problema e participar da discussão em grupo.
  • Utilizar o modelo de avaliação por pares na avaliação do outro grupo.
  • Compreender a importância e a aplicabilidade da linguagem algébrica.