Aula sobre Linguagem Algebrica Variavel E Incognita

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A linguagem algébrica é uma ferramenta essencial para a compreensão de diversas áreas da Matemática e de outras ciências. É comum utilizá-la para representar relações entre grandezas e identificar padrões em situações cotidianas. Por exemplo, pode-se utilizar a linguagem algébrica para representar a relação entre o número de horas trabalhadas e o salário recebido, ou ainda para calcular a área de um terreno retangular. Nesta aula, os alunos serão convidados a compreender a ideia de variável e incógnita, e a utilizá-las para expressar relações entre grandezas.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula com uma roda de conversa para entender o que os alunos já sabem sobre linguagem algébrica, variáveis e incógnitas. Em seguida, apresente exemplos práticos de situações cotidianas em que a linguagem algébrica é utilizada, como calcular o preço de um produto em promoção ou a distância percorrida por um carro em uma viagem.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Divida a turma em grupos e peça para que eles criem um template de design sprint com 5 etapas. Cada grupo deve escolher um exemplo prático apresentado na primeira etapa e criar uma situação em que a linguagem algébrica pode ser utilizada para resolvê-lo. Eles devem esboçar como seria a representação algébrica da situação.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Peça para que cada grupo apresente sua situação e sua representação algébrica para a turma. Em seguida, faça uma discussão em grupo para decidir qual a melhor representação, levando em consideração a clareza, objetividade e coerência com a situação proposta.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com a representação algébrica escolhida, peça para que os alunos resolvam a situação proposta utilizando a linguagem algébrica. Eles podem trabalhar individualmente ou em duplas.

  5. Etapa 5 - Testar

    Para testar a compreensão dos alunos sobre o tema, proponha uma situação semelhante àquelas apresentadas pelos grupos, mas com valores diferentes. Peça para que eles utilizem a linguagem algébrica para resolver a situação e apresentem para a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender a ideia de variável e incógnita.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo na resolução de problemas.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em utilizar a linguagem algébrica para representar relações entre grandezas.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de variável e incógnita.
  • Habilidade em utilizar a linguagem algébrica para representar relações entre grandezas.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação da representação algébrica.
  • Coerência entre a representação algébrica e a situação proposta.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do template de design sprint.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Fazer uma discussão em grupo para decidir qual a melhor representação algébrica.
  • Corrigir e orientar os alunos na resolução das situações propostas.
  • Propor uma situação para testar a compreensão dos alunos sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da roda de conversa para entender o tema.
  • Criar um template de design sprint com 5 etapas em grupo.
  • Esboçar a representação algébrica de uma situação proposta.
  • Resolver a situação proposta utilizando a linguagem algébrica.
  • Apresentar a representação algébrica e a resolução da situação proposta para a turma.