Aula sobre Linguagem Algebrica Variavel E Incognita
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
Contextualize o assunto para os alunos. Explique que a linguagem algébrica é uma forma de representar relações matemáticas por meio de símbolos e letras. A variável é um símbolo que representa uma quantidade desconhecida, enquanto a incógnita é uma quantidade que pode ser encontrada por meio de cálculos.
Exemplo prático:
Para exemplificar, utilize uma situação cotidiana, como a compra de frutas em uma feira. Explique que o preço de cada fruta pode ser representado por uma variável, enquanto o valor total da compra pode ser encontrado por meio de cálculos com as variáveis.
Etapa 1 - Empatia
Divida os alunos em grupos de 4 a 5 alunos para criarem um mapa de empatia sobre a temática de linguagem algébrica em especial a diferença entre variável e incógnita, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Os alunos devem utilizar post-its e desenhos para preencher cada campo. O objetivo principal desta atividade é que os alunos se coloquem no lugar de alguém que precisa diferenciar variável de incógnita e, assim, entender suas necessidades e desafios na resolução de problemas reais.Etapa 2 - Definição
Com base no mapa de empatia, defina o objetivo da aula e os subtópicos que serão abordados. Por exemplo: "Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, para expressar relação entre duas grandezas, diferenciando-a da ideia de incógnita." Aproveite este momento para apresentar as definições de linguagem algébrica com mais profundidade aos alunos, trazendo mais exemplos práticos.Etapa 3 - Ideação
Nesta etapa, os alunos devem pensar em possíveis soluções para as dificuldades identificadas na etapa de empatia. Por exemplo: criar jogos ou atividades que ajudem a compreender a diferença entre variável e incógnita.Etapa 4 - Prototipação
Com base nas ideias geradas na etapa anterior, os alunos devem criar protótipos das atividades propostas. Por exemplo: criar um jogo de tabuleiro em que os jogadores precisam identificar se uma letra representa uma variável ou uma incógnita.Etapa 5 - Teste
Os alunos devem testar os protótipos criados e avaliar sua eficácia. Auxilie na avaliação dos protótipos, tire dúvidas dos alunos e sugira possíveis melhorias.Etapa 6 - Implementação
Com base nos resultados do teste, os alunos devem implementar as atividades criadas e utilizá-las em sala de aula. Reserve um momento para que os alunos testem os protótipos de outros grupos e troquem ideias sobre como foi o desenvolvimento da atividade e os desafios enfrentados.Etapa 7 - Avaliação
Ao final da aula, peça aos alunos para avaliarem a atividade segundo a escala de Likert, variando de “não gostei” a “gostei muito”. Aproveite também para avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de compreender a ideia de variável e incógnita.
- Estimular a criatividade, a capacidade de registro e o pensamento crítico dos alunos.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Compreensão do conceito de variável e incógnita.
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Criatividade na elaboração dos protótipos e atividades.
- Avaliação crítica da atividade e registro adequado no mapa de empatia.
Ações do professor
- Auxiliar na criação do mapa de empatia.
- Orientar os alunos na definição do objetivo e subtópicos da aula.
- Explicar e apresentar exemplos práticos de linguagem algébrica.
- Avaliar o desempenho dos alunos e das atividades propostas.
Ações do aluno
- Criar o mapa de empatia.
- Propor soluções para o problema.
- Criar protótipo a partir da solução escolhida para o problema.
- Avaliar a atividade e participar da troca com os demais grupos.