Aula sobre Linguagem Algebrica Variavel E Incognita
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Contextualize o assunto para os alunos. Explique que a linguagem algébrica é uma forma de representar relações matemáticas usando letras e símbolos. Mostre exemplos práticos, como a fórmula para calcular a área de um retângulo (A = b x h) e a fórmula para calcular a velocidade média (v = d/t). Em seguida, explique que a variável é uma letra ou símbolo que representa uma quantidade desconhecida, enquanto a incógnita é uma quantidade desconhecida que precisa ser encontrada.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e seus subtópicos, destacando a diferença entre variável e incógnita. Peça aos alunos para fazerem anotações em seus cadernos. Aproveite para perguntar a eles o que sabem sobre o assunto, de maneira que possa diagnosticar o nível de conhecimento dos alunos sobre este tema.Etapa 2 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de equações com variáveis e incógnitas. Resolva os exemplos coletivamente, ou seja, com os alunos, perguntando para eles o que fazer em cada passo.Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs
Explique o que é a Dinâmica dos 3 Qs e peça para os alunos criarem um modelo para preenchimento, contendo os campos: Que bom, Que pena e Que tal. Eles devem utilizar esse modelo como uma ferramenta de avaliação sobre as atividades.Etapa 4 - Rotação por estações
Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre linguagem algébrica. Importante que cada grupo passe por todas as estações. As atividades podem ser:Estação 1:
Os alunos devem jogar jogos que envolvam a resolução de equações com variáveis e incógnitas.
Estação 2:
Os alunos devem participar de um debate sobre a importância da linguagem algébrica na resolução de problemas matemáticos.
Estação 3:
Os alunos devem assistir a um vídeo sobre a aplicabilidade da linguagem algébrica no cotidiano e fazer um resumo sobre as principais ideias abordadas nele.
Etapa 5 - Revisão
Revise os principais pontos sobre o tema de linguagem algébrica e esclareça possíveis dúvidas dos alunos.Etapa 6 - Avaliação
Os alunos devem preencher o modelo da Dinâmica dos 3 Qs criado anteriormente, avaliando a atividade e o aprendizado adquirido.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma síntese das atividades e reforce os conceitos aprendidos pelos alunos. Retome o objetivo de aprendizagem.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender a ideia e a aplicabilidade da linguagem algébrica.
- Identificar a diferença entre variável e incógnita.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em entender e aplicar as definições da linguagem algébrica, diferenciando corretamente variável de incógnita.
- Participação dos alunos na dinâmica dos 3 Qs.
- Participação e colaboração dos alunos durante as atividades.
Ações do professor
- Apresentar o tema e seus subtópicos.
- Preparar os materiais e os recursos para as estações.
- Estimular a participação dos alunos e tirar suas dúvidas.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks.
Ações do aluno
- Participar ativamente das estações.
- Compreender as definições e a aplicabilidade da linguagem algébrica.
- Diferenciar corretamente variável de incógnita.
- Participar da dinâmica dos 3 Qs.