Aula sobre Linguagem Algebrica Variavel E Incognita
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Contextualize o assunto para os alunos. Explique que a linguagem algébrica é uma forma de representar relações matemáticas usando letras e símbolos. Mostre exemplos práticos, como a fórmula para calcular a área de um retângulo (A = b x h) ou a fórmula para calcular a velocidade média (v = d/t). Em seguida, explique que a variável é uma letra ou símbolo que representa uma quantidade desconhecida, enquanto a incógnita é uma quantidade desconhecida que precisa ser encontrada.
Etapa 1 - Preparação
Prepare um material de apoio para os alunos, como um vídeo explicativo ou um texto informativo sobre o assunto. Os alunos devem assistir ou ler o material antes da aula e registrarem os principais pontos abordados no material e também suas dúvidas.Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs
Explique a Dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça para eles criarem um modelo para preenchimento, contendo os seguintes campos: Que bom, Que pena, Que tal. Essa ferramenta será utilizada como uma forma de avaliação do estudante sobre a atividade.Etapa 3 - Discussão em grupo
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e peça para discutirem sobre o assunto, utilizando o material de apoio como base. Circule entre os alunos, tire suas dúvidas e os oriente na discussão.Etapa 4 - Exemplos práticos
Aproveite para apresentar exemplos práticos que façam uso da linguagem algébrica, destacando as diferenças entre variáveis e incógnitas. Estimule os alunos a participarem da resolução dos exemplos, compartilhando inclusive outros usos da linguagem algébrica.Etapa 5 - Resolução de problemas
Distribua uma lista com problemas que envolvam linguagem algébrica e peça para que os alunos os resolvam em grupo.Etapa 6 - Apresentação
Peça para que cada grupo apresente um dos problemas resolvidos e explique como chegaram à solução.Etapa 7 - Avaliação e fechamento
Oriente os alunos no preenchimento do modelo da Dinâmica dos 3 Qs, avaliando a atividade e dando sugestões para melhorias. Faça um fechamento da atividade retomando o objetivo de aprendizagem.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender os conceitos de linguagem algébrica e as diferenças entre variável e incógnita.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Incentivar a criatividade e a autonomia dos alunos na resolução de problemas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo e resolução correta dos problemas propostos.
- Compreensão da linguagem algébrica, diferenciando corretamente variável de incógnita.
- Clareza na apresentação dos problemas resolvidos.
- Uso adequado do modelo de preenchimento da Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Preparar um material de apoio para os alunos.
- Orientar os alunos durante a discussão em grupo e atividades.
- Apresentar exemplos práticos de problemas que envolvam linguagem algébrica.
- Avaliar os alunos conforme os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Assistir ou ler o material de apoio antes da aula.
- Participar ativamente da discussão e atividades em grupo.
- Resolver problemas em grupo utilizando a linguagem algébrica.
- Preencher adequadamente o modelo da Dinâmica dos 3 Qs.